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Saiba como foi a edição 2018 do MaxiModa; evento discute temas como tendências, novos negócios e empreendedorismo

31 ago 2018 | Galerias

Por Lucas Magno

O MaxiModa 2018, consolidado no calendário regional como o principal evento de negócios de moda do Nordeste, aconteceu nesta quinta-feira (30), no Teatro do RioMar Fortaleza. As portas do evento abriram às 7h30 e os participantes foram recebidos com um welcome coffee preparado especialmente pelo Ilmar Gourmet e  pela 3 Corações. Ainda na entrada, os participantes puderam passear pelos estandes da Sanny Lingerie, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), da graduação de Design de Moda da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da pós-graduação da instituição, além de um espaço da Adria Plus Life, uma das linhas de biscoito da empresa M. Dias Branco. Eles também foram agraciados com uma bolsa especialmente desenvolvida pela Molly Bloom.

Após a liberação da entrada dos participantes no teatro, Jackson Araújo, mediador do evento, subiu no palco, que foi especialmente preparado pelo arquiteto Ramiro Mendes com peças da Desconexo Design, Paroma Ilumina, Bete Cunha e Júnior Nascimento, e agradeceu a presença de todos.

Confira os highlights do evento, em vídeo, no #CanalMT

Foto: Camila Lima

Em seguida, foi a vez Márcia Travessoni cumprimentar todos os participantes do seminário. “É uma honra contar com tanta gente maravilhosa e brilhante”, disse ela em um texto feito especialmente para a edição deste ano, celebrando a presença dos cinco participantes: Eva Farah, Daniel Cunha, Maria Prata, Fernanda Paiva e Lilian Pacce.

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> Eva Farah afirma que a Geração Z ditará a moda em um futuro próximo

> “Está cada vez mais difícil se tornar relevante”, diz Fernanda Paiva

> O novo consumidor busca marcas transparentes e produtos personalizados, aponta Maria Prata

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Palestras

Eva Farah, que faz parte do time da WGSN, consultoria líder mundial em previsão de tendências, foi a primeira palestrante do dia e agradeceu a oportunidade de participar do MaxiModa, que este ano chegou em sua décima primeira edição. Ela aproveitou seu momento para falar sobre os hábitos de consumo da Geração Z. “Moda é extremamente comportamento. Se o comportamento muda, nosso business também muda”, disse.

A profissional explicou que a partir de uma pesquisa feita pela WGSN, a Geração Z é dividida em dois grupos opostos: a Geração Eu e a Geração Nós. Quem tiver interessado, pode conferir a pesquisa clicando aqui.

Em seguida, foi a vez de o estilista cearense David Lee subir no palco para falar sobre sua trajetória durante o Momento Senac/CE. Ele bateu um papo com Jackson Araújo e ressaltou a importância de sua formação profissional no Senac, além de ter relatado como foi a escolha para participar do  sua participação no International Fashion Show, em Londres, no ano que vem. “Meu trabalho é trazer mais referenciais da moda masculina”, disse. “Estou tendo todo o apoio do Senac para esse momento, inclusive não tenho domínio do inglês e estou tendo aula particular todos os dias, além de receber deles todo o apoio estrutural e financeiro”. David ainda adiantou que lançará seu site até o fim deste ano e que suas peças estarão presentes em multimarcas do Brasil.

Pós-graduação 

Vanessa Melo representou a pós-graduação da Universidade de Fortaleza no palco e ressaltou a importância de continuar investindo na carreira. “É sempre uma honra pra Unifor, isso eu falo em nome da gestão geral, está aqui, nesse evento, que tem crescido e ficado cada vez mais lindo”.

Daniel Cunha, da basico.com, foi o segundo palestrante do dia. Ele falou sobre a trajetória da basico.com e do começo da empresa, que criou ao lado da esposa, Dedé Bevilaqua. “Começamos a olhar às empresas de outros segmentos para ver o que nos inspiravam. E vimos que era a simplicidade”, contou ele. A basico.com tem como proposta ter roupas básicas e “essência sem rótulos”. 

“A ideia era criar uma camiseta perfeita e que fosse acessível. Não queríamos ser uma marca de luxo! A proposta era a simplicidade e sair de todos os adereços que, às vezes, nos distraem do produto”, disse ainda Daniel.

O profissional ainda falou sobre uma alternativa que encontraram para estarem presentes em locais não tradicionais, como em festivais de música: com uma vending machine. “Nós não temos logo, nem queremos definir como nossos clientes vão usar nossos produtos, é o contrário. Nós queremos mais ouvir dos clientes, do que falar”.

Após a apresentação de Daniel, uma ex-aluna da Unifor, do curso de Design de Moda, subiu no palco. Lysia Viana falou sobre suas experiências dentro da instituição e ainda ressaltou a importância do projeto “Tá na Moda Tá na Faixa”, também idealizado pela Universidade.

Para finalizar o primeiro turno do dia, Eva, Daniel, Márcia e Jackson se reuniram no palco para tirar dúvidas do público.

O primeiro turno de palestras foi encerrado com uma mesa redonda Foto: Alex Campelo

Segunda rodada de palestras

No segundo turno do dia, a jornalista Maria Prata abriu as palestras da tarde. Antes de abordar o tema de sua palestra, sobre novos negócios, ela contou parte de sua trajetória como jornalista de moda, que começou na “Capricho“. Atualmente ela é apresentadora do Mundo S/A, da Globonews.

“A moda mudou completamente. E continua mudando muito rápido”, comentou. Maria ainda relembrou sua primeira experiência em um desfile internacional da Chanel, que ficava na fila H. Com o boom do Brasil, as marcas começaram a vir para o nosso País. Quando ela já estava na Vogue e na Bazaar,  ela já tinha espaço reservado na filha A. 

“Antigamente os editores viam os desfiles e o público só via as tendências seis meses depois. Hoje em dia o primeiro look da Chanel entrou na passarela e já está no Instagram”, disse.

A jornalista ainda falou sobre a atual relação de marcas e consumidores. “Antes era uma relação vertical e impositiva. Agora é uma relação horizontal”, explicou Maria, citando o exemplo da blogueira Camila Coutinho

Logo em seguida, foi a vez de Fernanda Paiva, da Natura. Ela começou sua palestra com uma frase de Maya Angelou: “As pessoas podem esquecer o que você fez. As pessoas podem esquecer o que você falou. Mas jamais esquecerão como você as fez sentir”.  

“Quando o consumidor faz uma escolha, não pensa só nele. Eles têm acesso à informação e pensam na consequência daquele ato. Está cada vez mais difícil se tornar relevante”, frisou Fernanda, que ainda comentou a relação da música com a Natura, já que ela é o nome por trás do projeto Natural Musical, que hoje conta até com uma casa de shows em São Paulo. Com o projeto, eles conseguiram aumentar em 30% a visibilidade da marca na mídia espontânea,  melhoraram em 80% a percepção de imagem da empresa, além de terem aumentado em 50% o interesse de compra de produtos Natura.

Lilian Pacce encerrou a tarde de palestras do MaxiModa. Com a presença especial da cearense Gisela Franck, que começou sua carreira em uma marca de biquíni local, além de Márcia Travessoni e Jackson Araújo, a editora de moda bateu um papo com os convidados e falou sobre seu novo projeto, o livro “O Biquíni Made in Brazil“. 

Foto: Alex Campelo

A noite foi encerrada com um café especial, mais uma vez organizado pelo Ilmar Gourmet, e com uma sessão de autógrafos de Lilian. Para celebrar os 10 anos de MaxiModa, um bolo da Dolce Divino e bem casados de Célia Bezerra foram escolhidos para a ocasião. 

Confira a cobertura: 

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