Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fortaleza supera meta do Ideb para 2021 e alcança melhor resultado da sua história

4 set 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

O resultado de Fortaleza em 2017 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superou a meta projetada para 2021. Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), nesta segunda-feira (03), apontam que a Rede Municipal de Ensino da capital cearense alcançou a melhor marca de sua história, tanto nos anos iniciais como nos anos finais. O Ideb alcançado supera os resultados projetados pelo Ministério da Educação (MEC) para o Brasil e o Nordeste.

O índice na capital cearense no 5º ano do Ensino Fundamental passou de 5,4, em 2015, para 6,0, em 2017. Com esse resultado, Fortaleza já superou a meta projetada para ser alcançada em 2021 (de 5,5) e atingiu o segundo melhor resultado entre as capitais do Nordeste, e o sétimo lugar entre as capitais brasileiras.

Já no 9º ano, o Ideb subiu de 4,4 (2015), para 4,9 (2017). Ou seja, conforme o Inep, o resultado também já superou a meta projetada para 2021 (de 4,7).

Outro destaque foi que 96,2% das escolas municipais de Fortaleza nos anos iniciais atingiram as metas projetadas pelo MEC para o Ideb. Nos anos finais, este percentual foi de 73,6%.

O Ideb é uma iniciativa do Inep para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

Proficiência

Fortaleza também conquistou crescimento histórico na proficiência avaliada na Prova Brasil pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Vale destacar que, em Língua Portuguesa, a média da capital cearense ficou acima do desempenho do Ceará e do Brasil. Já em Matemática, o resultado na Rede Municipal de Fortaleza ficou acima da média nacional.

Nos anos iniciais, houve crescimento na proficiência tanto em Língua Portuguesa (218,13) como em Matemática (222,41), o que representou um aumento, respectivamente, de 10,23 pontos e de 10,42 pontos na comparação com 2015.

Com relação aos anos finais, Fortaleza atingiu proficiência de 265,68 em Língua Portuguesa, e de 254,48 em Matemática, resultados que, na comparação com 2015, representam crescimento de 7,39 pontos em Língua Portuguesa e 2,32 pontos em Matemática.

Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstram terem desenvolvido. Há uma escala descrita para as habilidades em Língua Portuguesa e outra para Matemática. Dentro de cada uma das disciplinas a escala é única e acumulativa, para todas as séries avaliadas.

Fortalecimento das ações

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, celebra os avanços obtidos. “Esse resultado representa o esforço de um projeto de gestão iniciado com o prefeito Roberto Cláudio em 2013, com foco em quatro pilares: o sucesso do aluno; a valorização e formação dos professores; o fortalecimento da gestão por mérito e autonomia administrativa e financeira da escola; o processo de reconhecimento pelos resultados alcançados”, fortalece a secretária.

Dentro desse processo, a titular da SME destaca, ainda, o trabalho assumido em 2017 para o monitoramento diário e informatizado da frequência escolar, que busca garantir a presença do aluno na escola, em parceria com os pais e professores.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE