Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Renomado designer brasileiro, Pedro Franco palestra na CASACOR Ceará

27 set 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

Um dos maiores expoentes do design brasileiro, o proprietário das marcas A Lot Of Brasil e Skitsch, Pedro Franco, participa, próximo dia 4 de outubro, de uma palestra na CASACOR Ceará para falar sobre o tema “Do design industrial ao design colecionável”. O evento é realizado em parceria com a Associação Cearense de Empresas de Decoração.

A ideia é analisar, através de uma abordagem histórica, os últimos 20 anos do design industrial, traçando os momentos mais importantes nos cenários nacional e internacional. Franco, inclusive, irá fazer um passeio pela sua carreira nessas duas décadas, abordando o trabalho com o design em larga escala e o design de colecionador.

Projetada por Franco, a Poltrona Supernova (2002) foi indicada peça de design do ano pelos irmãos Campana na revista italiana Interni

Tivemos a oportunidade de entrevistar o designer, com exclusividade, e abaixo você confere o pingue-pongue.

1. É a primeira vez que você vem a Fortaleza? 

Na verdade, esta é a minha 6º ida a cidade, sou um apaixonado pelo Ceará. Estive algumas vezes na Capital e outras no interior do Cariri.

2. Acompanha o trabalho de algum designer da capital cearense?

Fiz uma imersão em 2017 no que, para mim, é uma das maiores riquezas do Estado: o trabalho de artesãos e mestres de oficio do Ceará, desta maneira acompanho, coleciono e me inspiro no trabalho destes artistas. Também em função disso lançamos uma coleção em Milão com o tema “Cariri”, um trabalho a 4 mãos com uma arquiteta cearense, Ana Virginia Furlani.

3. Qual a importância de uma mostra como a CASACOR para o design brasileiro?

Acredito que a CASACOR Ceará é importante pelo fato de mostrar a regionalidade de um País, de norte a sul, e isso é importante para a cultura brasileira, pelo seu desenvolvimento.

4. Você carrega muita experiência quando o assunto é o Salão Internacional de Milão. Na sua opinião, como o Salão tem influenciado o que é tendência no design nacional?

Tive 18 participações durante a Feira de Milão (desde 2000). Comecei como jovem designer e hoje sou o único expositor dentro do badalado pavilhão 20, então é uma trajetória longa. Meu trabalho e minha vida pessoal estão entre Brasil e Itália. Também já participei de outras feiras pelo mundo: a ICFF em New York, Index Fair em Dubai, Maison Objet em Paris, etc. Porém nenhuma delas com a relevância na característica de tendência como a Feira de Milão.

Em Milão temos o melhor panorama de tendência tendo em vista a intersecção entre a moda, a fotografia, e a arte, tudo junto e misturado no mesmo período, e, para mim, a melhor visão de comportamento é quando todas as arestas de arte se encontram.

Sobre Pedro Franco
Nascido em 1977, Pedro Franco construiu uma carreira de grande influência no design brasileiro. Aos 23 anos, foi contemplado com o Prêmio Brasil Faz Design, quando teve a oportunidade de participar da Manisfestazione Fuori Saloni, em 2000. De lá para cá, foram 10 participações no maior evento de designers do mundo. Viajado, Franco já palestrou em importantes eventos internacionais da área, como a Torino Design Week 2009 e Salone del Mobile 2012, e foi júri de concursos com o BRIT Design Award 2012, Prêmio Brasilidade Industrial (2013) e Prêmio Planeta Casa.

Dentre as suas criações mais conhecidas, estão a Poltrona Orbital (2000), a Poltrona Supernova (2002) e o Primavera Sofa (2010). 

Fotos: Nina Jacobi e Lucas Fonseca

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE