Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fortaleza foi a capital nordestina que mais gerou empregos formais em 2018

26 jan 2019 | Galerias

Por Lucas Magno

O prefeito Roberto Cláudio apresentou, sexta (25), em solenidade no Auditório do Paço Municipal, os resultados do Programa Fortaleza Competitiva em 2018, além dos projetos para o novo ano. Segundo o gestor municipal, o projeto teve um efeito positivo no período, visto que a capital cearense foi a que mais gerou empregos em 2018 no Nordeste  – pouco mais de 5.200 postos de trabalho – e a quinta no País.

O setor de serviços foi destaque no período, como um crescimento de 27%, em relação à média nacional. Foram mais de 7 mil postos de trabalho gerados na capital. Já os outros setores apresentaram um crescimento acima da inflação, levando em conta o faturamento das empresas de 2017 para 2018.

Maurício Filizola, Águeda Muniz e Regis Medeiros entre as presenças do evento

De acordo com Roberto Cláudio, outro resultado positivo foi relativo ao Programa Fortaleza Online. Através dele, foram contabilizadas mais de 126 mil novas empresas sendo prospectadas. Só em 2018, mais de 14 mil negócios foram consolidados em Fortaleza, por meio de políticas de incentivo da prefeitura.

Durante o encontro, foram lançadas novas ações para 2019 que, segundo Roberto Cláudio declarou no Instagram, “vão expandir o propósito de desburocratizar a vida do empreendedor e do cidadão”. Uma das mais importantes foi a assinatura do Decreto de Desburocratização nº 14.335/2018, que vai simplificar processos de licenciamento e autorizações.

E para facilitar ainda mais a vida do cidadão, foram lançados novos planos de ocupação urbana em seis áreas da cidade com estímulos à construção e à criação de negócios, através da chamadas Operações Urbanas Consorciadas (OUC), que serão enviadas como projetos de lei à Câmara de Vereadores dia 5 de fevereiro. Elas englobam as áreas Rachel de Queiroz, Aguanambi, Leste-Oeste, Litoral Central, Centro-Oeste e Maceió-Papicu.

Eugênia Nogueira e Assis Cavalcante também prestigiaram a solenidade

Ainda durante o evento, foi estabelecida uma política de incentivo residencial e empresarial para a Praia de Iracema, após aprovação de lei no ano passado. Em 2019, o prefeito se compromete a lançar um decreto que regulamenta as atividades econômicas e os empreendimentos que terão acesso a incentivos fiscais.

O gestor também anunciou um envio à Câmara, ainda em 2019, do Código da Cidade. O documento será uma importante ferramenta de desburocratização para ações de planejamento urbano estratégico para a competitividade.

Sobre o Fortaleza Competitiva

Criado em agosto de 2017, o Programa Fortaleza Competitiva engloba vários órgãos municipais, com o objetivo de criar um ambiente propício à inovação e geração de oportunidades na cidade que há três anos tem o maior PIB do Nordeste.

Veja fotos de Alex Campelo:

 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE