Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ao completar 46 anos em março, Unifor lança programação especial de mostras e palestras

8 mar 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Para enaltecer um legado de educação e conhecimento que se extende por mais de quatro décadas, a Universidade de Fortaleza, através da Fundação Edson Queiroz, lança uma programação cultural imperdível em março, mês em que completa 46 anos de fundação.

No dia exato de seu aniversário, 21 de março, a instituição inaugura a exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”, às 19h, no Espaço Cultural Unifor. Reunindo as principais obras do modernismo assinadas por artistas brasileiros ou radicados no País entre as décadas de 1920 e 1960, a mostra tem curadoria de Regina Teixeira de Barros.

Trabalhos de artistas como Anita Malfatti, Cícero Dias, Di Cavalcanti e Victor Brecheret já estiveram em exibição itinerante pela Europa e no Brasil desde 2015. Agora chegou a vez dos cearenses conhecerem este acervo.

Ao passear por imagens sacras do período colonial à arte contemporânea, a coleção da Fundação Edson Queiroz, reunida nos últimos 30 anos, percorre um período artístico de cerca de quatrocentos anos. Parte deste compilado, mais especificamente 77 obras, está presente na exposição a ser inaugurada no próximo dia 21.

Inclusive, a mostra faz parte da programação da Semana de Arte da Unifor que, pela primeira vez, irá receber a presença de grandes nomes nacionais, entre os dias 20 e 25 de março.

A programação da Semana começa dia 20, às 19h, com uma palestra do curador, historiador e escritor Pedro Corrêa do Lago, falando sobre a Coleção Fundação Edson Queiroz, e logo após, haverá o lançamento de um catálogo do acervo.

No dia seguinte, além da abertura da exposição, haverá o lançamento de outro catálogo, este referente à mostra sobre o modernismo. Pela manhã, a curadora Regina Teixeira de Barros ministrará palestra, na Biblioteca da Unifor, destacando características peculiares das obras.

Vale a pena conferir, dia 22, uma visita guiada especial à mostra “Da Terra Brasilis à Aldeia Global, com a curadora Denise Mattar. Destaque do dia também a mesa-redonda “Teto de Vidro – Universo feminino no mundo das artes”, com Gina Pompeu, Beatriz Alcântara, Socorro Torquato e Tânia Vasconcelos.

No mesmo dia, haverá uma mesa-redonda “Tesouros da Biblioteca Acervos Especiais”, com a presidente da Academia Cearense de Letras, Angela Gutierrez, junto com o escritor Pedro Corrêa do Lago, o jornalista Pádua Lopes, o bibliófilo José Augusto Bezerra, a curadora Cecília Bedê e o professor Batista de Lima.

Tarsila do Amaral é a figura central do espetáculo teatral “Tarsila”, dirigido por Hertenha Glauce, com texto de Maria Adelaide Amaral e elenco do Grupo Mirante de Teatro Unifor. Com apresentação no Teatro Celina Queiroz nos dois últimos dias da Semana de Arte da Unifor, a peça é um convite a pensar o modernismo como uma aliança de artistas que buscava mudar o cenário histórico-cultural e artístico do Brasil e trazer à nossa cultura as influências das vanguardas europeias.

Cena de “Tarsila”. Foto: Ares Soares

Além de Tarsila, outra grande artista – essa das palavras – será homenageada no mês. A peça “Rachel – No Balanço de uma Rede” entra em cartaz no Teatro Celina Queiroz nos dias 16 e 17 de março, em tributo à escritora Rachel de Queiroz. Com texto de Caio Benevides e direção de Jadeilson Feitosa, a produção foca nas barreiras que a cearense venceu em sua trajetória de vida.

Cena de Rachel – No Balanço de uma Rede. Foto: Ares Soares

Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e enfrentou muitos preconceitos na época por ser escritora.

Confira a programação completa de março na Unifor:

  • Dias 16 e 17 de março

Peça “Rachel – No Balanço de uma Rede”
Às 20h, no Teatro Celina Queiroz
Ingressos por R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Mais informações pelo telefone (85) 3477.3239

  • De 20 a 25 de março

Semana de Arte da Unifor

Dia 20/3 (quarta-feira)

19h – Palestra “Uma coleção excepcional”, no auditório da Biblioteca Unifor, com  Pedro Corrêa do Lago.

Após a palestra, ocorrerá o lançamento do Catálogo da Coleção Fundação Edson Queiroz.

Dia 21/3 (quinta-feira)

9h – Palestra sobre a exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”, no auditório da Biblioteca Unifor, com a curadora Regina Teixeira de Barros.

11h – Lançamento do catálogo da exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”, no hall do auditório da Biblioteca Unifor.

13h30 – 13h30 – Cineclube Unifor, na Sala A da Videoteca Unifor, com exibição do filme “Portinari do Brasil”. Em seguida, debate com Karla Patrícia Holanda Martins, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, artista Fernando França e professor Marcio Acselrad da Unifor.

19h – Abertura da exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”, no Espaço Cultural Unifor.

Dia 22/3 (sexta-feira)

9h – Mesa-redonda “Teto de vidro – Universo feminino no mundo das artes”, com Gina Pompeu (moderadora), Beatriz Alcântara, Socorro Torquato (Côca) e Tânia Vasconcelos.

11h – Visita guiada à exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, com a trilha sonora da playlist da Unifor no Spotify, com Denise Mattar.

19h – Mesa-redonda “Tesouros da Biblioteca Acervos Especiais”, no auditório da Biblioteca Unifor, com Batista de Lima (moderador), Pedro Corrêa do Lago, José Augusto Bezerra, Pádua Lopes, Cecília Bedê, Ângela Gutierrez.

Dia 23/3 (sábado)

9h – Apresentação da Orquestra Sanfônica Infantil da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, no hall térreo do Espaço Cultural Unifor.

9h30 às 11h – Oficina de artes para crianças, no Ateliê Educativo do Espaço Cultural Unifor, com Cecília Bedê e mediadores.

16h – Contação de histórias com o projeto Tarde com Arte, do Grupo Mirante de Teatro Unifor, no Espaço Cultural Unifor.

20h – Apresentação da peça “Tarsila”, com o Grupo Mirante de Teatro Unifor, no Teatro Celina Queiroz.

Dia 24/3 (domingo)

19h – Apresentação da peça “Tarsila”, com o Grupo Mirante de Teatro Unifor, no Teatro Celina Queiroz.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE