Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]

Redação:

[email protected]

Fiec e Sebrae iniciam projeto para auxiliar empresas do setor metal mecânico

8 jul 2024 | Notícias

Por Redação

Iniciativa tem o objetivo de auxiliar empresas do setor metal mecânico a tomar
decisões embasadas em dados, conforme o conceito de data driven
Abertura dp Procompi na Casa da Indústria (Foto: Divulgação)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Sebrae Ceará deram início à abertura do Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi) na última quinta-feira (4), na Casa da Indústria. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar empresas do setor metal mecânico a tomar decisões embasadas em dados, conforme o conceito de data driven.

LEIA MAIS >> Fiec e Governo do Estado apresentam resultados do Masterplan de Hidrogênio Verde no Ceará

“O que a gente está começando a trabalhar aqui é a implementação de uma cultura para que nós possamos tomar decisões baseadas nos dados que as empresas possuem, e não em suposições”, explica Fábio Braga, especialista em inovação da Fiec. Para isso, o projeto prevê como primeira fase um diagnóstico da qualidade desses dados, que será realizado por consultores especializados.

Abertura dp Procompi na Casa da Indústria (Foto: Divulgação)

Ao todo, 16 empresas do setor metal mecânico cearense irão participar do projeto, que encerra em novembro deste ano. Para Denis Oliveira, gestor da Northplast, umas das empresas participantes, o projeto veio em bom tempo. “A nossa dificuldade é justamente na parte de automatização de informação e de dados. Tudo o que é para gerar dados é um processo doloroso para nós”, pontua.

Saiba mais sobre o Procompi

O Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi) é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional para aumentar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização setorial e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

A iniciativa se destaca por sua abordagem colaborativa, envolvendo Federações Estaduais de Indústrias, unidades estaduais do Sebrae, sindicatos e empresas industriais. O programa trabalha identificando desafios específicos das MPEs industriais e desenvolvendo projetos voltados a solucionar as necessidades apontadas.

Esses projetos são propostos pelas Federações Estaduais de Indústria e unidades estaduais do Sebrae, que ficam responsáveis, também, pela execução das ações após aprovação dos projetos pelo comitê do programa formado pela CNI e Sebrae Nacional. Promovendo um novo ciclo de projetos de 2023 a 2026, o Procompi foca atualmente na transformação digital e sustentabilidade.

O programa se propõe a acelerar essa transição, capacitando e apoiando as MPEs na adaptação aos desafios e oportunidades da era digital e na promoção de práticas sustentáveis, continuando sua missão de fortalecer o setor industrial brasileiro.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE