9 fev 2026 | Moda

Na última quinta-feira (5), o Sindroupas realizou o casting de modelos que irão compor os desfiles integrados a programação da FIEC Moda Conecta na primeira edição da Feira das Indústrias da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento está marcado para acontecer nos dias 9 e 10 de março, no Centro de Eventos do Ceará e prevê a realização de 32 desfiles. A seleção passou por um processo criterioso e contou com a participação de quatro agências para alinhar estética, conceito e profissionalismo à proposta dos desfiles.
LEIA MAIS >> Gil Santos e Denise Bezerra representam o Ceará no Baile da Vogue 2026
NOM Frutos do Mar estreia projeto musical “NOM In Concert” com Vivian Fernandes
A avaliação reuniu Deoclys Bezerra (técnico em Design do SENAI Ceará); Ana Paula Cabral (Consultora de Negócios, Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Parangaba); o produtor de moda e desfiles Cláudio Santana (responsável pela curadoria artística da FIEC Moda Conecta); além de integrantes do Sindroupas e especialistas técnicos do setor.
Cláudio Santana é reconhecido tanto no cenário nacional, quanto internacional e destacou o desafio imposto pela dimensão do evento e pelo curto prazo de preparação “Está sendo muito desafiador, mas fico empolgado quando vejo o resultado do trabalho. É muito bom ver o setor da confecção e da moda mostrando que tem um nível de excelência elevado”, avalia.
Um dos momentos mais aguardados da programação será o desfile de abertura, no dia 9 de março, com o estilista nordestino Ivanildo Nunes, reconhecido internacionalmente por levar o artesanato cearense à Semana de Moda de Paris. Outro diferencial do evento será a estreia de uma sala imersiva exclusiva para desfiles. O espaço contará com recursos tecnológicos que ampliam a experiência do público e aproximam espectadores e criadores.
“A FIEC Moda Conecta nasce para mostrar que a moda é indústria, é inovação e é estratégia. Nosso objetivo é apresentar ao público desfiles que traduzam a força produtiva do Ceará, conectando criatividade, tecnologia e identidade regional dentro de um evento que projeta a indústria cearense para o Brasil”, destaca Paulo Rabelo, presidente do Sindroupas.
A FIEC Moda Conecta contará com a participação dos sindicatos Sindroupas, Sinditêxtil, Sindicouros, Sindialgodão, Sindconfecções, Sindiredes, Sindindústria e Sindcalf.