Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Como amenizar frizz nos cabelos durante dias úmidos

27 fev 2024 | Beleza

Por Marília Serpa

Especialista da Casa Linda Flor lista dicas de como controlar os fios nos dias chuvosos

Cabelos com frizz costumam ser um dos principais problemas capilares (Foto: Reprodução/Freepik)

Considerado um dos maiores vilões de quem aprecia ter os cabelos sempre arrumados e impecáveis, o frizz se manifesta geralmente quando o clima fica úmido e chuvoso, dando um aspecto de fios desalinhados, bagunçados ou arrepiados. Em algumas situações, nada parece resolver o problema, o que pode ser indicativo que cuidados preventivos são necessários. Raul Castilho, tricologista e terapeuta capilar da Casa Linda Flor, explica sobre o surgimento do frizz e como controlar os fios.

LEIA MAIS >> Água termal: especialista explica os benefícios para a pele

“[O frizz] está na estática do cabelo. Os fios mais curtos se repelem entre si com o acúmulo de carga elétrica. Isso acontece muito com fios novos, que ainda não têm comprimento e peso, e fios quebradiços, que se rompem devido à porosidade”, explica.

O especialista explica que todo cabelo possui frizz de forma natural, sobretudo por conta dos fios novos, mas que o fator se torna um problema quando eles ficam ressecados e com alta porosidade. “Fios porosos tendem absorver mais a umidade do ar e aumentar a força eletrostática do cabelo. Quanto mais ressecado tiver o cabelo, maior o problema“, pontua.

Hidratação e nutrição

O terapeuta capilar esclarece que prevenir e solucionar o temido frizz nos cabelos é mais simples do que parece, sendo necessário dois passos importantes: hidratação e nutrição. “Seguir um plano de tratamento conforme as necessidades reais de cada cabelo irá ajudar a controlar o frizz e outros problemas, como quebra e pontas duplas, por exemplo”, explica.

Ainda segundo o especialista, um hábito bem comum no ritual de beleza dos fios também pode representar uma piora na quantidade de frizz: o uso de fontes de calor. “As fontes de calor fragilizam a estrutura dos fios, principalmente quando usadas de forma incorreta e com a temperatura mais alta. É sempre necessário usar um bom protetor térmico“, aconselha.

Alisamentos químicos não tratam frizz

Ao contrário do que pode parecer, alisamentos químicos, que instantaneamente conseguem “domar” o volume dos cabelos, não servem como tratamento de frizz. “O ideal é prevenir o problema, mas, infelizmente, essa não é a nossa cultura. Só procuramos os profissionais quando o problema está mais grave, e, quando buscamos, queremos resultados imediatos”, pontua Raul.

O imediatismo para resolver o problema, segundo o especialista, faz com que muitas pessoas usem alisantes químicos e tenham a falsa impressão de que o frizz finalmente foi controlado. “São processos químicos em que serão utilizados, na maioria das vezes, ativos ácidos (…) A longo prazo, o excesso desses procedimentos pode gerar outros problemas, como a quebra dos fios“, alerta.

Terapia capilar para frizz na Casa Linda Flor

Na Casa Linda Flor, salão de beleza o qual Raul atua como terapeuta capilar, são realizadas avaliações do couro cabeludo e dos fios a fim de identificar problemas e indicar protocolos adequados para cada caso. “Todos os tratamentos são personalizados (…) Utilizamos uma câmera para identificar as necessidades da cliente e sugerir o melhor tratamento”, explica.

No espaço, os protocolos de hidratação e nutrição são os mais indicados para tratar fizz. “Com base nas características do cabelo, indicamos os produtos que mais se alinham com a rotina da cliente para que ela possa também cuidar dos fios em casa e evitar o frizz. Os finalizadores são super importantes para reduzir o frizz, e ajudamos a entender qual o melhor tipo também”, completa.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE