Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

22ª Semana de Museus: confira programação especial nos equipamentos culturais do Ceará

10 maio 2024 | Entretenimento

Por Redação

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, a programação contempla
exposições, rodas de conversa, minicursos e visitas mediadas
Visita guiada na exposição "Leonilson" na Pinacoteca do Ceará
Visita guiada na exposição “Leonilson” na Pinacoteca do Ceará (Foto: Divulgação/Marília Camelo)

Locais que salvam a memória e preservam as culturas, os museus são importantes impulsionadores da educação, da pesquisa, da circulação das artes. Para refletir sobre o valor desses espaços, os equipamentos culturais do Ceará realizam, entre os dias 13 e 19 de maio, uma série de atividades especiais e gratuitas para a 22ª Semana de Museus

LEIA MAIS >> Artesanato cearense participa de evento nacional em Brasília

Artista cearense Francisco de Almeida apresenta exposição na Embaixada do Brasil em Berlim

A Semana Nacional de Museus é uma ação alusiva ao Dia Internacional dos Museus, celebrado a cada 18 de maio. Em 2024, o tema “Museus, Educação e Pesquisa” guia rodas de conversa, vivências educativas, minicurso, mesa redonda e visitas mediadas. No Ceará, museus e equipamentos dedicados à memória espalhados pelo estado recebem a programação voltada para a democratização do conhecimento cultural.

Em Fortaleza, serão atuantes espaços como o Museu do Ceará, o Museu Ferroviário Estação João Felipe, a Pinacoteca do Ceará, a Escola Porto Iracema das Artes, o Sobrado Dr. José Lourenço, o Museu da Imagem e do Som do Ceará, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

Já a Casa de Saberes Cego Aderaldo, a Casa de Antônio Conselheiro, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira e o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo recebem a agenda de atividades nas cidades de Quixadá, Quixeramobim e Crato.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Foto: Divulgação/Ana Raquel)

A Plataforma MT selecionou alguns destaques das atividades que acontecem na capital e no interior. Porém, a programação completa pode ser conferida no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

Arte e fruição

Para quem gosta de visitas guiadas em exposições, as possibilidades são múltiplas. No dia 16 de maio, às 10h, a Caixa Cultural Fortaleza realiza visita à exposição “Performar”. Na Pinacoteca do Ceará, os curadores de “Leonilson” guiam a visita à exposição no sábado, dia 17, a partir das 15h.

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) também promove atividades imersivas em seus ambientes. Ainda no dia 17, o equipamento exibe “Aves do Ceará” e “fragmento-KYMERA”, às 13h e 18h respectivamente. Às 16h, o MIS exibe o curta “Revendo Chico da Matilde” e realiza bate-papo com Gabriela Dantas, Natália Magalhães e David Felício.

As crianças não ficam de fora da programação: no dia 19, a Pinacoteca oferece um ateliê de arte. A atividade “Criança Cria: Colorindo Vulcões” acontece em dois horários, de 10h às 11h e de 15h às 16h.

Pesquisa e formação

Nos dias 14 a 16 de maio irá acontecer a “Formação em Museus”, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá. Com Naudiney Castro, a atividade busca dialogar e refletir sobre as atuais demandas relacionadas ao patrimônio cultural.

Formação em Museus
Formação em Museus (Foto: Divulgação/Sistema Estadual de Museus)

O Centro Cultural do Cariri (CCCariri) e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) também realizam vivências educativas e formações. O CCCariri oferece o minicurso “Porque nos querem esquecidas? Memórias de mulheres em disputas e resistência”, com a Profª Drª Vitória Gomes. Já o CDMAC facilita a vivência “Negros Patrimônios: a relação Museu-Escola Contra o Racismo Estrutural”, com Tieta Macau.

Para fechar a programação, o fim de semana conta com a realização de diferentes oficinas: “Desenho” com Farney Castro na Universidade Aberta do Brasil em Quixeramobim, “Gravura Experimental” com Diego Sann no Ateliê de Impressos em Fortaleza e “Autorretrato bordado” na Pinacoteca do Ceará.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE