9 abr 2025 | Entretenimento
Na próxima quinta-feira (10), acontece o lançamento de ‘Antonio Bandeira – O Poeta das Cores’, documentário do diretor Joe Pimentel. Com condução de Francisco Bandeira, artista e sobrinho do pintor cearense, o filme faz um passeio pela vida e obra do gênio autodidata.
LEIA MAIS >> Lili Meira e Cícero Marx exploram a SP–Arte no Pavilhão da Bienal
Centenário de Edson Queiroz inicia comemorações com mostra fotográfica na Universidade de Fortaleza
Em 1922, nascia em Fortaleza um dos futuros expoentes da arte cearense. De charme característico e pioneirismo latente, Antonio Bandeira foi pintor, desenhista e gravurista, tendo ganhado reconhecimento internacional e se transformado em referência na arte abstrata.
Fazendo parte do Movimento Modernista cearense, logo levou sua expressão para além do Brasil, indo estudar em Paris, onde se conectou com grandes nomes da arte europeia. Ao longo da carreira, angariou grandes admiradores, como o crítico Frederico Morais, para quem “o quadro não parece significar uma realidade autônoma – a pintura é um estado de alma”.
Mais do que compor quadros, Bandeira criava atmosferas. Suas pinceladas vibrantes e abstratas capturavam memórias, emoções e instantes que pareciam flutuar entre tempos e lugares. Hoje, sua obra segue viva, presente nas maiores coleções do país e do mundo.
O documentário, que conta com a distribuição da Sereia Filmes, ganhou, em 2024, o Troféu Mucuripe de Melhor Longa-metragem da Mostra Olhar do Ceará, no Cine Ceará. O filme entra em cartaz no Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Confira o trailer a seguir.