Curtas-metragens sobre Fortaleza inspirados na literatura para assistir online

Por Tainã Maciel
Curtas-metragens sobre Fortaleza inspirados na literatura para assistir online
Cena do curta-metragem "Matraca" produzido por alunos do Porto Iracema das Artes (Foto: Divulgação)

No mês em que Fortaleza completa 294 anos de história, a Escola Porto Iracema das Artes disponibiliza online dois curtas-metragens produzidos por alunos do Programa Preamar de Audiovisual. Eles têm em comum o olhar para capital cearense a partir de autores da literatura local.

Os filmes “Rastros“, com direção e roteiro de Sabina Colares e Samarkandra Pimentel, e “Matraca“, dirigido por Ted Rafael, David Aguiar, Sabina Nunes e George Frota, foram produzidos em 2015 e tiveram exibição em festivais como Cine Ceará e Nóia. O primeiro é inspirado no romance “A Afilhada”, de Oliveira Paiva. Já “Matraca” baseia-se na obra “A Normalista” de Adolfo Caminha.

LEIA MAIS >> Senac/CE realiza oficina de técnicas de ilustração no Instagram

Novo coronavírus: Lady Gaga e OMS anunciam show virtual beneficente

Os curtas sobre Fortaleza são os primeiros de um série de produções disponibilizadas pela Escola Porto Iracema das Artes neste momento de isolamento social.

Primeiros filmes

Rastros” e “Matraca” nasceram na esfera de Formação Básica da Escola, que oferece conhecimento técnico e crítico básico em edição, câmera, som e dramaturgia para cinema, entre outros temas para iniciantes.

Cena do curta-metragem “Rastros” (Foto: Divulgação)

Dentro das Formação, os alunos interessados têm a chance de realizar curtas-metragens. Muitas vezes, estes são os primeiros filmes de jovens cineastas. Desde 2015, quando o programa foi iniciado, já foram realizados 13 curtas-metragens.

A Escola disponibilizará online alguns desses filmes, aqueles já finalizados e que já cumpriram o período necessário para circulação em festivais. Esta é mais uma ação da campanha Embarcação das Artes que tem indicado diversas listas com filmes, espetáculos de dança e teatro, dicas de fotografia, artes visuais e playlists de música.

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Confira as produções

“Rastros” – Documentário (2015)

RASTROS – PREAMAR DocPorto 2015 from Escola Porto Iracema das Artes on Vimeo.

Três artistas, Fernanda Meireles, Narcélio Grud e Andrea Salles, repetem por Fortaleza o percurso que três personagens fizeram no romance “A Afilhada”, de Oliveira Paiva. Munidos de pistas, a cada ponto visitado eles tiveram como desafio realizar um experimento artístico com base no que viram. Tudo isso em apenas oito horas.

“Matraca” – Documentário (2015)

MATRACA – PREMAR DocPorto 2015 from Escola Porto Iracema das Artes on Vimeo.

A cidade de Fortaleza e sua fruição no espaço e no tempo. O documentário-dispositivo “Matraca” traz registros do passeio de um flâneur, o artista Vitor Colares, que no itinerário da Praça do Ferreira ao Passeio Público, interage com as transformações e permanências, como um eco do passado emerso da obra “A Normalista”, de Adolfo Caminha.

Veja também