Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Bela Gil participa de Festival de Gastronomia Cearense em Fortaleza

21 fev 2024 | Entretenimento

Por Tainã Maciel

Com extensa programação, segunda edição do evento exalta sabores e biomas do Estado

Festival de Gastronomia Cearense é realizado com Bela Gil e festa Batekoo em Fortaleza
No sábado (24), Bela Gil participa de roda de conversa sobre sabores ancestrais e ministra aula-show (Foto: Divulgação)

Para celebrar a riqueza da identidade alimentar do Ceará e seus distintos biomas, o Mercado AlimentaCE realiza, de 23 a 25 de fevereiro, o Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer. Segunda edição do evento é gratuita e acontece no Complexo Cultural Estação das Artes, com atrações nacionais como Bela Gil, Mariana Aydar e a festa Batekoo.

LEIA MAIS >> Iguatemi Hall é lançado com mega estrutura para shows; Fábio Jr. será primeira atração

Prêmio RioMar Mulher divulga todas as homenageadas em 2024

Com rodas de conversa, aulas-show e exposição fotográfica, a programação do evento é aberta ao público e conta, ainda, com muita música e feiras gastronômicas celebrando serras, mares e sertões cearenses.

“A cultura alimentar é uma expressão especialmente viva, fala de insumos que vêm da natureza e dos saberes e fazeres contidos em cada preparação”, ressalta Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE.

Festival de Gastronomia Cearense é realizado com Bela Gil e festa Batekoo em Fortaleza
Mercado AlimentaCE, equipamento da Secult Ceará, é gerido em parceria com o Instituto Mirante (Foto: Fernanda Siebra)

Neste ano, a proposta do evento é desbravar os sabores e ampliar os debates explorando biomas da terra, costumes e modos de fazer cultura alimentar.

“Nossa gastronomia tem se consolidado como um atrativo turístico significativo, que contribui para o crescimento econômico por meio da criação de empregos e oportunidades de negócios na indústria alimentícia em pequena e larga escala. Enquanto Cultura, temos o compromisso de reconhecer essa diversidade gastronômica”, afirma Luisa Cela, titular da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

Programação

Na sexta-feira (23), a abertura do evento terá lançamento de exposição fotográfica da pesquisa de cultura alimentar quilombola do Ceará, mostra de documentários de cultura alimentar, feira de produtos de empório e gastronômica, pratos típicos de serra, sertão e litoral nos restaurantes do Mercado AlimentaCE e entrega do Prêmio Melhores Sabores da Cidade. Além disso, a partir das 19h30, o projeto Forró Briseira toma conta da gare com a presença de Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano.

Festival de Gastronomia Cearense é realizado com Bela Gil e festa Batekoo em Fortaleza
Na sexta-feira (23), o Forró Briseira toma conta do evento com a presença de Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano (Foto: Divulgação)

Abrindo os debates sobre gastronomia, no sábado (24), a partir das 14h, acontece a roda de conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho, do Terreiro das Pretas (Cariri), e Rosa Pitaguary, coordenadora de políticas públicas da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince). Neste dia, a partir das 15h15, serão apresentadas as aulas-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar, e Comida dos Mares, com Marina Araujo e Paola Romanova. Logo depois, Bela Gil também realiza formação utilizando insumos locais.

À noite, a paraibana Luana Flores apresenta o show Nordeste Futurista, inédito no Ceará. O dia se encerra com a festa Batekoo, projeto reconhecido no cenário musical nacional que tem origem em Salvador (BA).

No domingo (25), a partir das 9h, o espetáculo infantil de palhaçaria La Cucina abre a programação. Às 9h30, a chef Ieda de Matos, ao lado de Didda Carneiro, apresentam a aula-show Comida dos Sertões. Já o almoço segue o ritmo da folia com o projeto de chorinho Carnaval do Pixinguinha. A partir das 14h, o Batuk do Dipas comanda o som. A cantora Mariana Aydar encerra os três dias de celebração com chave de ouro trazendo ao palco do Mercado AlimentaCE o show Veia Nordestina, com repertório composto pelas canções do álbum de mesmo nome, em conjunto aos clássicos de seu mestre e amigo Dominguinhos.

Exposição e exibições

Ainda no Festival, o Mercado AlimentaCE lança a exposição “Mistura Quilombola: comida, identidade e cultura no Ceará”. Uma série fotográfica com imagens de Camila de Almeida a partir de ações itinerantes da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do equipamento. Com curadoria de Jorge Silvestre, a exposição retrata as culturas alimentares de dez comunidades quilombolas do estado: Cumbe; Córrego de Ubaranas; Alto Alegre; Serra da Rajada; Caetanos em Capuan; Serra do Evaristo; Nazaré; Curralinho; Sítio Veiga e Consciência Negra.

Festival de Gastronomia Cearense é realizado com Bela Gil e festa Batekoo em Fortaleza
O Mercado AlimentaCE lança a exposição “Mistura Quilombola: comida, identidade e cultura no Ceará”, uma série fotográfica com imagens de Camila de Almeida

Na sexta-feira (23), haverá o Cine Pra Tu Ver, no qual Mercado AlimentaCE, Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (CCC) e Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco exibem obras audiovisuais sobre a Cultura Alimentar cearense.

Serviço

Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer

Data: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024 | Sexta (17h às 21h30); Sábado (13h às 22h30) e Domingo (9h às 17h30)
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)
Acesso gratuito | Sujeito à capacidade do espaço (1.500 pessoas por dia) | Saída sem retorno
Mais informações: @mercadoalimentace

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE