Atriz cearense será princesa Isabel na próxima novela da Globo

Por Jacqueline Nóbrega
Atriz cearense será princesa Isabel na próxima novela da Globo
Any Maia começou no teatro inspirada na irmã, que já atuava em peças

Aos 11 anos, a atriz Any Maia coleciona 22 personagens no teatro, já dividiu o palco com atores como Gabriel Braga Nunes, Larissa Manoela e Marcelo Serrado e se prepara para estrear na TV, interpretando ninguém menos que a princesa Isabel. O personagem faz parte do novela “Nos Tempos do Imperador”, nova novela das 18h prevista para estrear em março, na Globo.

Natural de Fortaleza, Any, que é também modelo e bailarina, despertou para o teatro ainda criança, inspirada pela irmã mais velha. “Quando ela tinha dois anos, a coordenadora do colégio me chamou e falou que gostaria que ela fizesse o papel da Branca de Neve criança na peça que iria ter no fim do ano. Ela fez o papel e amou! Desde então não parou de atuar. Como a Any mesma diz, ‘mamãe, atuar pra mim é tão bom quanto respirar'”, contou a mãe da atriz mirim, Gezenia Maia, em entrevista ao Site MT.

LEIA MAIS >> Cearense Dani Gondim está no elenco de ‘Bom Sucesso’

Entrevista: Bia Soares fala sobre sua arte, inspirações e a temporada na Espanha

Any será a princesa Isabel na primeira fase da novela, criada e escrita por Thereza Falcão e Alessandro Mardson. “O resgate do contexto histórico somado às tramas envolventes e inspiradoras dos protagonistas, constroem uma novela com muita brasilidade, que promete gerar identificação com o público e abrir discussões para temas contemporâneos”, explica Vinícius Coimbra, diretor artístico, sobre o folhetim.

No registro da fotógrafa Marilena Santiago, feito em Fortaleza, Any Maia posa em uma cadeira imperial, adquirida do acervo do Theatro José de Alencar, e onde a princesa Isabel já esteve sentada

“Nos Tempos do Imperador” é ambientada no Rio de Janeiro e se desenvolve num Brasil jovem, que ainda busca sua identidade. A novela acompanha momentos importantes da vida de Pilar (Gabriela Medvedovski), Jorge/Samuel (Michel Gomes), o imperador Dom Pedro II (Selton Melo), a imperatriz Thereza Cristina (Letícia Sabatella) e Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), ao longo dos anos, e traz uma história de amor e esperança, com elementos históricos que remetem aos dias atuais.

Rotina adaptada

Com a evolução na carreira de atriz, a rotina da família teve que mudar radicalmente. Any e Gezenia atualmente moram no Rio de Janeiro, enquanto o pai e a irmã ficaram na Capital. A família se reencontra principalmente nos feriados.

No Rio, Any se divide entre as gravações e o colégio. “Nos intervalos das gravações, ela faz as tarefas e revisões do conteúdo escolar, para não acumular matérias, pois sempre passou por média, e para nós isso é prioridade“, esclarece Gezenia.

Fernanda Gentil com Any Maia nos Estúdios Globo
Any Maia e Bruna Marquezine durante encontro em Orlando

Cheia de sonhos

Gezenia compartilha que o sonho da filha é trabalhar fora do Brasil. “Tanto como modelo fotográfica como de passarela. Em 2016 ela foi Mini Miss Ceará e Mini Miss Brasil Fotogênica. Ela ama desfilar e ainda toca instrumentos musicais como piano, violão, violino e flauta”, conta a mãe, orgulhosa.

Any ainda é embaixadora da ONG Abrace, em Fortaleza, que reabilita e põe para adoção animais resgatados das ruas. “A relação da Any com os animais é de muito amor, cuidado, carinho e proteção! Ela é completamente apaixonada por bichos! Na casa da avó tem seis calopsitas, e em casa, cinco cães e sete gatos”, lista a mãe.

“Any tem grande orgulho de seu maior incentivador e apoiador na sua vida artística, que é um grande exemplo de educador e seu exemplo de vida, que é o seu avô, o professor Pessoa”, acrescenta Gezenia.

Any é embaixadora de ONG que reabilita animais em Fortaleza
Além de atriz, Any ainda é modelo e bailarina

A atriz mirim está, também, nos preparativos para um novo trabalho, dessa vez uma série para a Netflix, mas os detalhes desse projeto ainda não puderam ser revelados.

Fotos: Arquivo pessoal

Veja também