logo

Diretora do filme ‘Eu não sou um homem fácil’ participa de debate sobre mulheres no cinema

Por Redação
Diretora do filme ‘Eu não sou um homem fácil’ participa de debate sobre mulheres no cinema
A francesa Éleonore Pourriat também dirigiu o curta-metragem "Maioria Oprimida", que evidencia o machismo na sociedade por meio da inversão de papéis (Foto: Céline Nieszawer )

O debate sobre a representatividade das mulheres no cinema, tanto na frente das telonas como atrás delas, nunca esteve tão em alta. Na semana em que o Oscar anunciou que — pela primeira vez na história — duas mulheres concorrem ao prêmio de melhor direção, a Aliança Francesa de São Paulo promoverá um debate virtual com a francesa Éleonore Pourriat, diretora do filme “Eu Não Sou um Homem Fácil”, produzido pela Netflix . O evento acontecerá no próximo sábado (20), às 15h.

LEIA MAIS >> Oscar 2021: veja a lista completa dos indicados

Globo de Ouro 2021: veja a lista com todos os vencedores

A conversa online será conduzida a partir do curta-metragem “Maioria Oprimida”, também dirigido por Éleonore, que coleciona 15 milhões de visualizações no YouTube. A obra, assim como o longa lançado pelo streaming, retrata um dia na vida de um homem num mundo invertido, dominado por mulheres, mostrando desde situações comuns até abordagens mais violentas alimentadas pelo sexismo. Com vagas limitadas, as inscrições para o debate podem ser realizadas gratuitamente pelo site Sympla.

O bate-papo com a diretora será mediado por Bruna Rangel, editora de conteúdo, autora e colunista do site Não me Kahlo e coautora do livro “#MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes”. A transmissão acontecerá via Zoom com tradução simultânea para Português e Libras.

Cena do filme “Eu Não Sou um Homem Fácil” (Foto: Divulgação)

Imersão cultural

Com a missão de promover a língua francesa e sua diversidade cultural, assim como apoiar a educação, o dia 20 de março foi estabelecido como o Dia Internacional da Francofonia. Para celebrar a data no Brasil, a Embaixada da França e a rede de Alianças Francesas no País promovem a Semana da Francofonia 2021, de 15 à 20 de março

Com o lema “Respirez, vous parlez français” (Respire, você fala francês), a programação gratuita e online abraça um leque de atrações nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, gastronomia e literatura. Atualmente, de acordo com dados do Observatoire de la langue française, mais de 300 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês.

Vale ressaltar que a associação, presente em mais de 130 países, também está no Ceará. Há mais de 70 anos no Estado, a Aliança Francesa de Fortaleza proporciona aos alunos uma imersão cultural que vai além dos cursos, por meio de exposições de arte, festivais de cinema, música e palestras. Saiba mais, acessando o site da instituição.

Veja também