Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

‘Imagine’ faz 50 anos: por que a música de John Lennon continua atual?

8 set 2021 | Entretenimento

Por Redação

John Lennon marcou a história da música com o single “Imagine” (Foto: Divulgação)

Maior hit da carreira solo do cantor e compositor britânico John Lennon, “Imagine” completa 50 anos na quinta-feira (9). O hino atemporal do ex-beatle é uma ode à paz utópica de um mundo sem fronteiras, sem fome e sem posses. Meio século depois de ser lançada, a música ainda transpira atualidade. Por que a canção do ex-beatle é considerada até hoje um hino da paz?

LEIA MAIS >> Lady Gaga lança música em parceira com Pabllo Vittar

Prestes a ter participação confirmada em ‘A Fazenda’, Mileide Mihaile chama atenção na mídia; saiba porquê

Imagine” está na lista das 100 músicas mais tocadas do século XX, além de fazer parte de praticamente todas as listas de maiores composições da história do rock. Lennon, infelizmente, não viveu o suficiente para saber se o seu chamado à fraternidade se tornaria realidade, pois foi assassinado a tiros em 8 de dezembro de 1980, em Nova York, por Mark Chapman.

Em um momento de extrema polarização e ondas autoritárias em diversos países, versos como “imagine que não há países”, “imagine que não há posses (…), uma irmandade de pessoas”, “que o mundo viva como um só” soam bastante atuais. Na música, o autor vislumbra um mundo idealizado.

Há quem ressalte, no entanto, que Imagine retrata uma visão de mundo particular dos anos 1960, que, passados mais de 50 anos, resultou em um crescente individualismo e pouco crédito a ideais amplos. A pesquisadora Tanya White, em seu artigo de opinião, ainda diz que possivelmente “Lennon estava errado em Imagine” e destaca a importância de pensar um futuro em que não seja necessário que “todos vivamos só como um”, mas que todos respeitemos a vivência do outro.

Documentário

Junto com o lançamento do segundo álbum solo — que contava com “Imagine” — John Lennon e sua esposa, Yoko Ono, dirigiram e estrelaram um longa de 70 minutos, que mostrava o cotidiano do casal e tinha como trilha sonora as canções do disco. “John Lennon: Imagine — O Filme”, disponível no streaming Curta!On, não tem narração ou enredo, apenas imagens de John e Yoko, como uma espécie de videoclipe de todo o disco.

Entre os destaques do filme, há cenas como a de John tocando a famosa canção ao piano ou vestindo um uniforme militar, para ilustrar a canção “I Don’t Wanna Be a Soldier”. Em outro momento, ele e Yoko Ono jogam sinuca, durante “How Do You Sleep?” — música feita para provocar o ex-colega de banda Paul McCartney. O casal também aparece passeando de barco em um lago, ao som de “Jealous Guy”. O filme conta com as participações especiais do guitarrista e ex-beatle George Harrison e de Fred Astaire, ator e dançarino.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE