19 jul 2023 | Entretenimento
Fora do “circuito pé na areia” do Ceará, maior parque de aventuras do Estado traz novas atrações para curtir as férias com dose extra de emoção e adrenalina
Maior destino turístico do Nordeste, o Ceará é conhecido pelo extenso litoral, além de ótimos equipamentos de serviço e lazer. Porém, além dos atrativos naturais e da infraestrutura, turistas de espírito aventureiro de todas as idades e partes do país costumam se surpreender com as atrações do iPark. Programa irresistível fora do circuito “pé na areia” que compõe o festejado litoral do Estado, o maior parque de aventuras do Ceará fica localizado a 30 km de Fortaleza, no município de Maranguape, a pouco mais de 30 minutos de carro da capital. Confira a programação:
LEIA MAIS >> Saiba tudo que acontece em Fortaleza no mês de julho
Festival Halleluya começa nesta quarta-feira (19); confira programação
Para as férias de julho, o complexo traz uma novidade inédita – uma pista de minibuggy in cross, projetada para uso recreativo em trilha de terra, que promete agitar tanto a garotada quanto os adultos, ampliando a oferta de atrações esportivas e lazer ao ar livre que costuma arrastar até lá uma legião de turistas todos os anos. É o caso, dentre outras, da maior tirolesa dupla do Norte e Nordeste, com 850m de extensão.
Já para quem prefere programas mais tranquilos e contemplativos, é possível realizar passeios no lago a bordo de caiaques e pedalinhos, visitar os bichos da minifazenda ou perambular de bicicleta e charrete de época. Outro destaque é o Big Tonel, que possui oito metros de altura e capacidade para armazenar 374 mil litros de cachaça. Aos maiores de 18 anos, além de degustar a mais autêntica e festejada bebida brasileira, o tour permite revisitar a história da produção do destilado no Ceará.
Uma experiência sensorial, esta extensiva a toda a família, é provar o melhor da culinária nordestina. O Restaurante Regional traz pratos tradicionais, como o escondidinho de carne de sol, o baião de dois, a paçoca, a macaxeira frita, o carneiro cozido, o porco assado e peixes, além das tentadoras frutas locais e pudim de tapioca, uma especialidade da casa. Já a Tapiocaria do Zé Leite oferece os sempre elogiados cuscuz de milho e queijo coalho com mel de cana e tapioca.
O iPark também dispõe de uma completa infraestrutura que inclui amplo estacionamento, ambulatório e uma convidativa área de redário (conjunto de redes) para descanso, onde o visitante encontra tranquilidade na companhia de pássaros e gansos que habitam o local. As atrações e todos os espaços do complexo turístico são supervisionados por uma equipe de monitores, garantindo tranquilidade, segurança e qualidade dos serviços às famílias e turistas que visitam o complexo o ano todo.
Distribuídas em 173 hectares de áreas verdes protegidas, as atrações do iPark ficam em uma propriedade secular que foi palco da primeira destilaria da família Telles, fundadora do Grupo Telles, hoje integrado por sete empresas que atuam de modo sinérgico nos segmentos do agronegócio, água mineral, embalagens plásticas, papel e papelão, além da produção de etanol. O Grupo, que tem como origem uma consagrada marca de cachaça, abriga até hoje no complexo o Museu da Cachaça, cujo casarão foi construído em 1851 e onde podem ser vistos equipamentos e maquinários históricos.
Desde 2000, quando foi inaugurado, o iPark Complexo Turístico atrai em média cerca de 15.000 visitantes/mês (julho, dezembro e janeiro) e 6.000 durante a baixa estação. Atualmente, o Grupo Telles busca novas parcerias no setor hoteleiro para estimular o turismo na região e, assim, multiplicar o número de visitantes durante o ano todo e não apenas na alta estação e nas férias de julho.
O iPark Complexo Turístico funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Crianças de até 1 metro de altura tem gratuidade na entrada do parque. Mais informações no site oficial.