Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Mostra ‘Chico da Silva e a Escola do Pirambu’ ficará em exposição na Pinacoteca do Ceará até outubro

18 jul 2023 | Entretenimento

Por Carolina Passos

A exposição reúne 148 obras produzidas entre 1943 e 1984, e é a maior já realizada sobre Chico da Silva, um dos artistas mais importantes das artes visuais do Ceará

A mostra ficará em exposição na cidade até o dia 29 de outubro com entrada gratuita (Foto: Acervo Biblioteca Nacional)

Foi inaugurado no último sábado (15), na Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (Rece), a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. A maior realizada sobre o pintor acreano cuja trajetória artística foi construída no bairro Pirambu, em Fortaleza, onde morou até falecer, em 1985. A mostra ficará em exposição na cidade até o dia 29 de outubro com entrada gratuita. 

LEIA MAIS >> Fortal: veja os artistas que se apresentam pela 1ª vez no evento

Márcia Travessoni participa de podcast da plataforma Nosso Meio; confira na íntegra

A programação de abertura contou com uma exibição do filme em super-8 da performance “Homens Trabalhando”, doada pelo artista Hélio Rôla, digitalizada e tratada pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), que também integra a Rece. Com curadoria de Thierry Freitas e Flavia Muluc, a exposição reúne 148 obras produzidas entre 1943 e 1984, e é a maior já realizada sobre Chico da Silva, um dos artistas mais importantes das artes visuais do Ceará. 

A exposição, concebida originalmente pela Pinacoteca de São Paulo e apresentada na capital paulista de março a maio deste ano, celebrou a Escola do Pirambu e sua experiência de ateliê coletivo, levando obras de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva) – sua filha -, Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), único integrante ainda vivo. 

Quem foi chico da Silva e a Escola do Pirambu

Chico da Silva é um dos maiores nomes das artes visuais do Brasil. Nasceu no Acre na região do Alto Tejo, entre 1910-1922(data incerta). É filho de Minervina Felix de Lima, migrante cearense, e Luiz Domingos da Silva, indígena peruano. Chegou ao Ceará ainda criança, onde se desenvolveu artisticamente.

Das pinturas com carvão e cacos de telha nos muros da Praia Formosa, até a composição do ateliê coletivo com jovens da comunidade em que vivia, o Pirambu, o imaginário fantástico do pintor que criava seres míticos da fauna e da flora é a marca de sua obra. Na década de 1940, após chamar a atenção do suíço Pierre Chabloz, inicia-se na pintura à guache. Ao lado de Chabloz, Antonio Bandeira e Inimá de Paula, expõe na Galeria Askanasy, no Rio de Janeiro, em 1945. Entre 1961 e 1963, trabalhou no recém-criado no Museu de Arte da UFC.

Com curadoria de Thierry Freitas e Flavia Muluc, a exposição reúne 148 obras produzidas entre 1943 e 1984, e é a maior já realizada sobre Chico da Silva (Foto: Acervo Biblioteca Nacional)

Em 1963, começa a ensinar pintura aos jovens que viviam no entorno de sua casa. Esse ateliê coletivo ficou conhecido como Escola do Pirambu. Participaram do núcleo originário do grupo: sua filha Chica da Silva, Babá, Claudionor, Ivan e Garcia, único ainda vivo. A obra de chico da Silva recebe forte influência da Escola do Pirambu, que traz novos elementos, traços, formatos e suportes ao trabalho de artista.

Para o Salão de Abril de 1977, Chico da Silva e os artistas da Escola do Pirambu realizaram a pintura do painel “Homens Trabalhando”, uma obra-perfomance. A proposta era mostrar publicamente o trabalho harmônico e coletivo do mestre e seus aprendizes. 

A obra resultou também no filme“ Homens Trabalhando”, registro produzido pelo grupo de estudos formado por Gilberto Brito, Hélio Rôla e David Silbertein. O trabalho foi registrado em fotografia e em filme super-8 por Marcus Vale e João Vale.

Chico da Silva faleceu no dia 6 de dezembro em 1985, em Fortaleza. Com seu legado, o pintor criou um universo fantástico de criaturas míticas por meio de colorido vibrante e um traço sofisticado.  

SERVIÇO 

Nome: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” 

Data: 15 de julho a 29 de outubro 
Endereço: No Pavilhão 1 e auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro – Fortaleza)
Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE