Noel Rosa ganha homenagem do Google em seu 109º aniversário

Por Tainã Maciel
Noel Rosa ganha homenagem do Google em seu 109º aniversário

O cantor Noel Rosa, que faria 109º nesta quarta-feira (11), recebeu uma homenagem do Google, com um Doodle em sua página inicial. A ilustração, criada pela artista Olivia Huynh, mostra um desenho do ‘Poeta da Vila‘ tocando violão em um botequim carioca de sua época, cenário comum nas suas músicas.

LEIA MAIS >> Playlist MT: Tributo a Marie Fredriksson, vocalista da Roxette

Experimente ler esta matéria escutando um dos clássicos de Noel Rosa, “Conversa de Botequim”. Para uma melhor imersão, ouça com fones de ouvidos.

A lembrança em forma de arte está sendo exibida na página inicial do buscador, apenas no Brasil, nas versões para computador e celular. Noel Rosa foi um sambista, cantor, compositor brasileiro que faleceu no dia 4 de maio de 1937, aos 26 anos, vítima de tuberculose.

Homenagem do Google aos 109 anos de nascimento de Noel Rosa (Foto: Reprodução)

Autor de grandes sucessos do samba, como “Conversa de Botequim”, “Feitiço da Vila” e “Fita Amarela”, Noel de Medeiros Rosa nasceu no bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 1910, e começou a tocar bandolim aos 13 anos.

Noel chegou a cursar a faculdade de medicina, mas optou pela música como profissão e compôs mais de 300 canções, entre sambas e marchinhas marcados pela presença de humor e ironia.

No início da carreira, ele fez parte do conjunto Bando de Tangarás, juntamente com os músicos Almirante, Braguinha, Alvinho, Henrique Brito e Henrique Domingos.

Em 1930, quando já não pertencia mais ao grupo, a música “Com que roupa?”, seu primeiro grande sucesso, emplacou nas rádios nacionais e alavancou sua carreira. Suas canções tiveram grande influência na formatação do samba popular e urbano da época.

Noel Rosa acompanhado de sambistas. Marília Batista ao violão (Foto: Reprodução)

O músico teve como principal parceiro o compositor Vadico, que o ajudou a compor grandes clássicos da sua carreira. Suas músicas foram gravadas por nomes como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Francisco Alves e Orlando Silva e até hoje são cantadas por sambistas de todo o país.

Cena do filme “Noel: Poeta da Vila” (Foto: Reprodução)

No cinema, Noel Rosa foi homenageado com o filme “Noel: Poeta da Vila” (2006), no qual foi interpretado pelo ator Rafael Raposo. A atriz Camila Pitanga também fez parte da produção.

Foto: Reprodução

Veja também