logo
X

Rosemberg Cariry lança “Notícias do Fim do Mundo” no Cine Ceará

Por Lucas Magno
Rosemberg Cariry lança “Notícias do Fim do Mundo” no Cine Ceará

O cineasta, produtor e diretor cearense Rosemberg Cariry lança seu 11º longa metragem, “Notícias do Fim do Mundo”. A estreia acontece durante o 29º Cine Ceará, no próximo domingo (1º), no Cineteatro São Luiz. A sessão é gratuita, com retirada dos ingressos na bilheteria no cinema.

O filme traz questionamentos acerca das “diversidades culturais, dos hibridismos e de trânsitos identitários na chamada sociedade da violência e do espetáculo”. Temas como fake news, manipulações políticas e o papel dos veículos de comunicação e das redes sociais no mundo atual também são abordados ao longo de “Notícias do Fim do Mundo”.

A trama foi desenvolvida a partir de um conto, escrito pelo próprio diretor em 1996, que ganhou novos contornos a partir das mudanças acontecidas no mundo desde então.

A história do longa acontece na cidade de Kibuna, na qual mora o ator Alexandre Taylor (Everaldo Pontes). Alexandre é coordenador de um grupo de dança da periferia da cidade, que é convidado pelo governador para se apresentar em festa no Palácio do Governo. A partir deste convite, o ator resolve fazer uma ousada performance pública: sequestrar um embaixador durante a apresentação.

Ao longo dos mais de 30 anos de carreira, Rosemberg Cariry produziu filmes como “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, “Juazeiro, a Nova Jerusalém”, “Patativa do Assaré – Ave ou poesia” e “Os Pobres Diabos”. Em paralelo à atividade de cineasta, Cariry também publicou livros, a exemplo de “Semeadouro”, “S de Seca SS” e “Cultura Insubmissa”.

Foto: divulgação

Veja também