Dezembro já está chegando e, além de trazer as festas tradicionais da época, inicia o divertido período de férias. Seja na praia ou campo, aproveitar momentos de descanso ao ar livre pode garantir a diversão em família, como os projetos “Viva o Parque” e “Pôr do Sol” que animam Fortaleza com atividades gratuitas, neste domingo (1°). Veja a programação.

LEIA MAIS >> Mercado dos Pinhões comemora dia do samba com mais de dez horas de música

Música e sustentabilidade

Edição anterior do Projeto Pôr do Sol (Foto: Rafael Costa)

Os músicos Carlinhos Nação e Val Xavier fazem companhia a Felipe Adjafre nas apresentações do Projeto Pôr do Sol Fortaleza. Os shows iniciam a partir das 17h, no Mucuripe, próximo à estátua da índia Iracema e do letreiro Ceará.

Carlinhos Nação traz muito reggae ao projeto. Junto com o grupo Nação Guerreira, ele lançou três CDs, emplacando hits como “No Balanço do Reggae”, “Canção do Mar” e “Jamaica Brasileira”. Já o músico Val Xavier exalta a cultura nordestina. Sempre homenageando nomes da música e da poesia regional.

Além da música, o projeto Pôr do Sol Fortaleza promove a troca de garrafas pet por mudas de plantas, estimulando a prática da sustentabilidade. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio das Secretarias Municipais do Turismo (Setfor) e de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com o programa Compromisso Verde, da C. Rolim Engenharia.

Viva o Parque

Projeto Viva o Parque (Foto: Divulgação/SEMA-CE)

Na manhã de domingo (1°), acontece também mais uma edição do projeto Viva o Parque, no Parque Estadual do Cocó. Os visitantes poderão conferir uma divertida programação com massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa e oficinas de plantio de árvores.

O projeto, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), é desenvolvido pelo Governo do Estado e oferece à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas.

No domingo, o Parque do Cocó também recebe o projeto “Orquestras no Parque”, uma parceria da SEMA com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Desta vez, quem se apresenta é a Orquestra Estrelas da Serra, de Croatá. O evento gratuito e aberto ao público, acontece às 17h, no anfiteatro do Cocó.

Serviço
Projeto Pôr do Sol Fortaleza
Quando: 01/12 (domingo), às 17h
Onde: Estátua de Iracema do Mucuripe, próximo ao letreiro Ceará

Projeto Viva o Parque
Quando: Todos os domingos, de 7h às 12h
Onde: Parque Estadual do Cocó (Av. Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó)

Foto destaque: Divulgação/SEMA-CE