Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Seis filmes e documentários para saber mais sobre o carnaval brasileiro

6 fev 2024 | Entretenimento

Por Redação

Confira lista de documentários para entender mais sobre a maior festa popular do mundo

Sabrina Sato, uma das musas do Carnaval, divide sua jornada carnavalesca com o público no documentário "Carnaval da Sabrina". Seis filmes e documentários para entender o carnaval brasileiro
Reality “Carnaval da Sabrina” apresenta os preparativos da musa Sabrina Sato para desfilar na avenida (Foto: Reprodução/Instagram)

Envolto em cores vibrantes, ritmos pulsantes e uma atmosfera de celebração sem igual, o Carnaval brasileiro é uma das festividades mais emblemáticas do mundo e, por trás da folia, significados culturais e sociais moldam a data comemorativa. Neste contexto, a equipe MT preparou uma lista com seis filmes e documentários para quem deseja aprender mais sobre a festa.

LEIA MAIS >> Quais são os hits do Carnaval 2024? Aprenda coreografias

Baile da Vogue 2024: confira os melhores looks da edição

Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho (2023)

A série documental do Globoplay, que já está com segunda temporada confirmada, conta a história do submundo do jogo do bicho no Rio de Janeiro e também sua relação com o carnaval carioca – já que a prática nasceu controlada por famílias cujos chefes também são patronos de escolas de samba.

Com exclusividade e ineditismo, ao longo de sete episódios, bicheiros, herdeiros e mulheres dos protagonistas do jogo falam sobre a dinâmica do negócio, de suas participações e envolvimentos nas escolas de samba do Rio de Janeiro, sem poupar críticas e acusações mútuas. A série já está disponível no Globoplay.

Série documental "Vale o Escrito" narra a guerra do jogo do bicho no Rio de Janeiro e como os bicheiros têm envolvimento com escolas de samba da cidade.
Castor de Andrade foi bicheiro e patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel (Foto: Reprodução)

Fevereiros (2019)

Documentário dirigido por Marcio Debellian, “Fevereiros” foca na escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira e na cantora Maria Bethânia. A produção está disponível no Globoplay e mostra os detalhes da vitória da Mangueira no desfile das escolas de samba de 2016, no qual a cantora foi homenageada. Além disso, é apresentada a comemoração de Maria Bethânia nas festividades de Santo Amaro, cidade natal da artista no interior da Bahia.

Pelo olhar de Bethânia, o espectador vislumbra as cores e sons presentes na Sapucaí e nas festas religiosas do começo de fevereiro em sua cidade, um sincretismo espiritual e cultural entre o catolicismo e a cultura afro-brasileira.

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019)

O cineasta pernambucano Marcelo Gomes viajou até a cidade de Toritama, localizada a 170 km de distância da capital Recife, para acompanhar a produção incansável de roupas jeans no município. O resultado pode ser visto no documentário “Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, disponível para aluguel no Youtube e Google Play.

Com mais de 40 mil habitantes, Toritama é responsável por 20% da produção de jeans no país, de acordo com seus moradores. As peças são produzidas em fábricas caseiras ou na casa de costureiros autônomos, onde as escalas de trabalho começam de manhã cedo e vão até às 22h. O único período de descanso entre os toritamenses é o Carnaval, quando os trabalhadores aproveitam o resultado de suas vendas para viajarem e curtirem as festas.

O Samba (2014)

A história do samba é contada por Martinho da Vila neste documentário do diretor francês Georges Gachot. Na produção, o cantor guia o espectador pelas histórias ancestrais e de luta para que o samba pudesse percorrer para ser hoje o estilo musical brasileiro mais reconhecido nacional e internacionalmente. “O Samba” está disponível no Prime Video e na Claro TV+.

Georges vai até a escola Vila Isabel, campeã do desfile do Carnaval do Rio em 2013, para acompanhar a rotina de Martinho em um dos berços do ritmo carioca. Além do sambista, estão presentes do documentário Nana Mouskouri, Mart’nália, Ney Matogrosso, Leci Brandão, Zeca Baleiro, Beth Carvalho, entre outros.

Axé – Canto do Povo de um Lugar (2016)

O axé é marca registrada do Carnaval em Salvador, assim como o samba é para o Rio de Janeiro e o frevo é para Pernambuco. Para acompanhar o desenvolvimento deste ritmo musical, o diretor baiano Chico Kertész conversa com personalidades da música para saber mais não apenas sobre o nascimento do estilo musical, como também seu valor histórico nas festividades da Bahia no mês de fevereiro. “Axé – Canto do Povo de um Lugar” está disponível na Netflix.

Artistas como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Baby Consuelo, Claudia Leitte, Armandinho, Compadre Washington e Beto Jamaica, além de muitos outros nomes importantes, compartilham visões relacionados ao gênero musical.

Carnaval da Sabrina (2022-2024)

Disponível no Globoplay, o reality “Carnaval da Sabrina” apresenta ao público os preparativos da musa Sabrina Sato para brilhar na avenida. A atração mostra a rotina da rainha da bateria de duas grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo: Vila Isabel, em que desfila há quase 14 anos, e Gaviões da Fiel, há 20 anos. E, na edição de 2024, os espectadores ainda podem acompanhar os bastidores do Baile da Vogue no Copacabana Palace.

O programa acompanha a evolução dos preparativos dos desfiles e, em paralelo, Sabrina revela os bastidores da folia, conversando com profissionais que vivem do Carnaval e visitando iniciativas que trabalham para manter viva uma das festas mais populares do Brasil.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE