25 set 2023 | Galerias
Exposição “A Máquina do Tempo” é gratuita e de longa duração no Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF)
O Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) inaugurou, no último sábado (23), a exposição gratuita e de longa duração intitulada “A Máquina do Tempo”, com curadoria de Denise Mattar e com cerca de 400 obras reunidas. O acervo ocupa dois andares do espaço, reunindo fotos em quadros, vídeos, gravações, objetos para criar interações com os visitantes e câmeras fotográficas.
LEIA MAIS >> Sereia de Ouro 2023: entrega de troféus acontece no Theatro José de Alencar
Origem Fortim: Aristarco Sobreira apresenta casa modelo em sunset exclusivo
Algumas das fotos antigas e contemporâneas reunidas na exposição são da coleção de Paula e Silvio Frota. Ainda no térreo do MFF, as obras explicam como a fotografia foi se modificando, evidenciando a evolução dos clicks feitos por diferentes câmeras fotográficas, em linha do tempo. O acervo conta com nomes como Cartier Bresson, Dorothea Lange, Chico Albuquerque, Gentil Barreira e Robert Capa.
Em entrevista à Plataforma MT, Denise pontuou que sempre teve interesse pela fotografia. “É uma invenção que alterou as concepções de tempo e espaço, mudou a visualidade humana e libertou as artes plásticas do realismo, mostrando o caminho para uma autonomia estética. Por isso considerei um privilégio trabalhar com a coleção de Paula e Silvio Frota na curadoria da exposição”, explicou.
No térreo do MFF, se encontram os núcleos que apresentam a Paisagem (do Rio e de Fortaleza), Santos Dumont, Retratos, o Pictorialismo, a Straight Photography e a Eternidade do Instante. Os conjuntos reúnem imagens de fotógrafos como Marc Ferrez, os Irmãos Vargas, Steichen, Man Ray, Cartier-Bresson, Chico Albuquerque, Jean Manzon, Steve McCurry, Gentil Barreira, entre outros.
Já no primeiro andar, estão os núcleos Grafismos, Fotografia Expandida e Humanos, reunindo artistas como German Lorca, Thomaz Farkas, José Yalenti, Marcel Gautherot, Daniel Senise, Rosana Palazyan, Vik Muniz, Marina Abramovic, Solon Ribeiro, Yuri Firmeza, Ana Maria Maiolino, Adriana Duque, entre outros. “É uma exposição emocionante, divertida e reflexiva”, completou Denise.