Nesta sexta-feira (09), a Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu o título de Professora Emérita à escritora e pesquisadora Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, docente aposentada do Departamento de Literatura da Instituição. A solenidade aconteceu na Reitoria da UFC, no bairro Benfica.

Angela vê esta homenagem como uma grande honra: “O título de Professora Emérita da UFC, Universidade a que me dediquei por toda minha vida, será guardado por mim como uma aliança, símbolo de meu amor por essa Casa e da confirmação de que esse amor é correspondido”, declara.

Graduada em Letras pela UFC e com pós-graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Angela Gutiérrez foi professora do Departamento de Literatura e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Além sido, ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da Academia Cearense de Letras (ACL).

Angela também teve uma grande carreira como escritora, com obras como Vargas Llosa e o romance possível da América Latina, O mundo de Flora e Luzes de Paris e o fogo de Canudos.

Veja as fotos da solenidade, por Saulo Roberto: