Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Carol Fialho lança livro para ensinar crianças a identificar emoções por meio do corpo

11 jan 2024 | Galerias

Por Redação

Trazendo conceitos da psicologia e da prática mindfulness, “Meu corpo é meu superpoder” busca ajudar no desenvolvimento da autoconsciência das crianças

Pós-graduada em Neuropsicologia e Psicodrama, Carol Fialho é criadora do Apegados Podcast, onde aborda temas referentes à parentalidade e ao desenvolvimento humano (Foto: Eri Nunes)

Com o objetivo de ensinar crianças a identificar a relação entre as emoções e o corpo, a psicóloga cearense Carol Fialho acaba de publicar o livro “Meu corpo é meu superpoder“, com ilustrações da artista Isa Sonntag. Na última quarta-feira (10), a autora promoveu uma roda de leitura para lançar a obra, no Fisk Meireles, em Fortaleza. Em entrevista à Plataforma MT, Carol falou sobre o novo projeto e a importância de abordar a educação emocional ainda na infância.

LEIA MAIS >> Dia do Leitor: dicas de cinco livros para quem ama moda

‘Saltburn’, ‘Oppenheimer’ e ‘Maestro’: confira lista de filmes aclamados para ver no streaming 

Com pós-graduação em Neuropsicologia e Psicodrama, Carol se aprofundou nos estudos da parentalidade após o nascimento da filha, o que ajudou a sua experiência como mãe de primeira viagem. “Percebi que muito do parentar não é da ordem do racional, e sim emocional. Os nossos filhos vêm ao mundo para escancarar algumas verdades na nossa cara, que muitas vezes nos desorganizam. O impacto de estudar sobre a parentalidade foi transformador para mim“, comenta.

Assim, “Meu corpo é meu superpoder” nasce da união de experiências pessoais e profissionais de Carol, que aborda conceitos da psicologia e da prática mindfulness na obra destinada aos pequenos – e à criança interior dos leitores adultos – para desenvolverem habilidades como regulação emocional e resiliência. “Quando conseguimos não ser tomados por emoções desafiadoras e ter controle do nosso comportamento, nos sentimos como super-heróis”, explica.

Segundo a psicóloga, parte crucial da educação emocional é não apenas poder nomear as emoções, mas também identificá-las no corpo. “Para muitas pessoas o mecanismo de enfrentamento da ansiedade é comer em excesso, por exemplo. Saber identificar as emoções no corpo nos ajuda a ter mais controle sobre elas. Muitas vezes tenho dificuldades em reconhecer que a minha dor na coluna, por exemplo, é resultado de um evento estressor. Então, se pudermos educar as crianças emocionalmente através desse reconhecimento, isso pode ter um impacto muito positivo na saúde mental da próxima geração“.

Entre os temas do livro, Carol Fialho também aborda conceitos como consciência corporal, resiliência, empoderamento e autorregulação. “Crianças que crescem aprendendo a lidar com suas emoções de forma saudável e sem julgamento, irão se tornar adultos resilientes. Quando adicionamos o componente da consciência corporal, então, é a cereja do bolo para uma vida intencional”, afirma.

“Meu corpo é meu superpoder” foi lançado em Fortaleza, na quarta-feira (10) (Foto: Eri Nunes)

Exemplo dos pais

Criadora do Apegados Podcast, Carol ainda orienta que falar sobre os próprios sentimentos é uma estratégia para que adultos ajudem as crianças a identificar suas emoções. “Muitas vezes vamos precisar dizer para a criança ‘nossa, sua testinha está tão franzida. O que aconteceu, meu amor? Isso parece preocupação’ ou compartilhar com a criança um sentimento desafiador, por exemplo, ‘a mamãe está chorando porque ela está triste, chorar me deixa melhor, já já podemos brincar, mas agora preciso ficar quietinha'”.

Fialho conta que a prática de yoga também contribuiu para essa percepção de que um bom exemplo é o melhor caminho na parentalidade, já que o reconhecimento das emoções no corpo é uma prática comum no campo de mindfulness.

“Sempre que saio de uma sessão de meditação combinado com a yoga, sinto que o mundo pode acabar, mas vou me manter sã. Nos momentos desafiadores com a minha filha, nos quais ela está tendo uma birra, por exemplo, foco na minha respiração e retorno a atenção ao meu corpo. Quando possível, também coloco a mão no coração para dar a mensagem ao meu sistema nervoso de que está tudo bem – é apenas uma criança tendo um momento difícil – e isso muda a minha postura. Quando ela percebe que eu tolero o desconforto dela sem perder a cabeça, entende que também pode tolerar“.

“Muitos acreditam que falar sobre emoções é perca de tempo, ‘é coisa de gente fraca’, quando na verdade é apenas humano. Precisamos ultrapassar essa barreira”,

comenta Carol Fialho.

Interessados em adquirir “Meu corpo é meu superpoder” podem entrar em contato com Carol Fialho por meio do Instagram ou no site oficial da psicóloga. O livro pode ser enviado para o todo o Brasil com frete grátis até o dia 19 de janeiro.

Veja mais fotos do evento de lançamento, por Eri Nunes.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE