Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Confira os melhores momentos do lançamento do catálogo da mostra “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”

10 jul 2018 | Galerias

Por Lucas Magno

A Fundação Edson Queiroz lançou, durante encontro na manhã desta terça-feira (10), no Espaço Cultural Unifor, o catálogo da exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, que homenageia os 45 anos da Universidade de Fortaleza. Em 190 páginas, a publicação inédita registra parte das mais de 270 obras disponíveis na mostra. A presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha assina a apresentação e a curadora paulistana Denise Mattar escreveu parte dos textos do livro.

Durante a abertura do evento, Lenise compartilhou com os convidados o seu orgulho em receber tão rico acervo da história da arte mundial em uma só exposição. Segundo ela, crescer em uma família que valoriza e ama arte foi uma “dádiva“, pois, querendo ou não, aprendeu a apreciar a riqueza cultural dos museus.

Gina Pompeu, Lenise Queiroz Rocha e Márcia Travessoni

Na ocasião, os convidados puderam conferir uma palestra com a curadora Denise Mattar, que apresentou em detalhes os movimentos artísticos que perpassam a mostra, como Barroco, Academia, Modernismo e Abstracionismo. “Esse catálogo eterniza uma exposição que mostra a potência da coleção da Fundação Edson Queiroz que permite contar uma história que se chama Da Terra Brasilis à Aldeia Global. Quer dizer, de um livro de 1592 até a arte contemporânea, incluindo grandes artistas do Ceará”, explicou. 

Vernissage da exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” dialoga com os 45 anos da Unifor

Com obras dos principais artistas brasileiros e estrangeiros, a expo retrata um Brasil plural, a partir de um arco temporal entre os séculos XVI e XXI, desde o livro “America Teria Pars”, escrito pelo livreiro belga Theodore de Bry e publicado na Europa em 1592, até a contemporaneidade. Um dos retratos mais emblemáticos e raros presente no Espaço Cultural Unifor é o do governador Maurício de Nassau, realizado entre 1649 e 1652 e de autoria de Govaert Flinck. 

Convidados interagem com a mostra 

Para Igor Queiroz Barroso, diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, é importante salientar que “a Unifor tem sido um lugar que trabalha essa questão de promover as artes dentro da cultura cearense” e, com “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, quem mais ganha somos todos nós.

A mostra permanece em cartaz até 24 de março de 2019. Vale a pena a visita!

Victor Perlingeiro e Fernando Laprovitera

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE