6 fev 2025 | Galerias
Nesta quarta-feira (5), a desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro tomou posse como diretora da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em cerimônia conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira. Ao seu lado, a juíza Ana Paula Feitosa assumiu a coordenação da Escola.
LEIA MAIS >> Nova gestão do TJCE assume com compromisso de avanços; veja fotos da posse
OAB-CE realiza posse da nova gestão; Christiane Leitão assume presidência
“Estou verdadeiramente muito feliz. Eu gosto muito da vida acadêmica e é um interesse meu o aperfeiçoamento da magistratura e do próprio Poder Judiciário. Então, o propósito maior é tornar essa Escola cada vez mais viva, com mais presença, com mais acolhimento, com mais inclusão, bem no perfil da atual gestão”, salientou.
A desembargadora, segunda mulher a dirigir a Esmec em quase 40 anos, reitera que a participação das mulheres no setor precisa ser valorizada e potencializada. “Para avançar nesse quesito, me auxiliará na Coordenação-Geral, a juíza Ana Paula Feitosa, mulher de sonho e ação, de leveza e coragem. Seremos, portanto, de forma simbólica e inédita, duas mulheres na Gestão da Escola, e o símbolo, na expressão de Marguerite Yourcenar ‘vai mais longe que o ato’”.
Ela também informou que vai atuar para aproximar a Esmec das atividades do Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas do TJCE, e reconheceu que a missão de gestora requer muita responsabilidade. “Mas, como eu sempre digo em tudo o que eu faço, porque eu amo o que faço, é uma responsabilidade alegre para acolher meus colegas e também seus auxiliares, os servidores, a fim de que tenham a melhor experiência possível na Escola Superior da Magistratura do Ceará”.
No evento, a juíza Ana Paula Feitosa foi empossada como coordenadora-geral da Escola em substituição ao juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto. A magistrada destacou a importância da Esmec e falou sobre as prioridades para os próximos dois anos. “A expectativa é muito boa. Pretendemos trazer vários cursos que possam promover melhorias na formação dos magistrados e abordar alguns assuntos que digam respeito realmente à pauta da inclusão. Acredito que estamos trilhando o caminho certo”.
Durante o evento, a desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, as juízas Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, Ana Kayrena de Freitas e a servidora Jucelia de Castro, em nome do “Comitê de Equidade de Gênero do Tribunal”, prestaram homenagem às mulheres que ocupam cargos diretivos no Judiciário com a entrega de uma orquídea. As homenageadas foram: desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra (corregedora-geral da Justiça); desembargadora Andrea Mendes Bezerra Delfino (ouvidora do Poder Judiciário); desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro (diretora da Esmec); e a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda.
Veja as fotos do evento, por Rogério Lima.