logo

“Devemos ser flexíveis e criar o novo”, diz Rossandro Klinjey no encerramento do I Congresso de Educação Sesc e Senac

Por Rosi Melo
“Devemos ser flexíveis e criar o novo”, diz Rossandro Klinjey no encerramento do I Congresso de Educação Sesc e Senac
O palestrante Rossandro Klinjey acompanhado do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola. Foto: Eri Nunes

A primeira edição do Congresso de Educação Sesc e Senac, promovido pelo Sistema Fecomércio Ceará chegou ao fim no último sábado (29). O escritor e psicólogo Rossandro Klinjey comandou a palestra de encerramento do evento, que movimentou o Centro de Eventos do Ceará em três dias de intensa programação, reunindo renomados pesquisadores e educadores para discutir práticas inovadoras na área da educação.

“Pensando Fora da Caixa: as estratégias mentais para pensar” foi o tema do bate-papo com Klinjey, que defendeu a importância de ser flexível e estar aberto às diferenças no processo criativo de aprendizagem. “Temos que ter humildade para aprender. Ser flexível na forma de pensar e criar o novo. Precisamos nos unir novamente, as diferenças são saudáveis”, disse.

LEIA MAIS >> Onélia Santana participa do Congresso de Educação Sesc e Senac

Empresa do Nutec prospecta parceria com maior startup de educação do País

Clicadas por lá: Ana Kuller, Patricia Rinaldi e Cintia Gontijo. Foto: Eri Nunes

O especialista também enfatizou a necessidade de uma educação humanizada que valorize as experiências particulares dos alunos. “O mais importante é criar soluções criativas, através dos saberes de cada um. […] Não consigo aprender o novo sem escutar o outro. E, hoje, infelizmente, as pessoas falam mais do que escutam”, apontou.

Até mesmo com os erros, acredita Klinjey, os alunos são capazes de aprender. “Nunca perca a oportunidade de aprender com a dor, com o erro. O erro é a aproximação do acerto. Se uma criança tenta ler e gagueja, por exemplo, não é um erro, é um processo. Um processo para o acerto”.

Confira mais fotos da palestra, com crédito de Eri Nunes:

Veja também