“Queremos transformar Fortaleza na cidade mais solidária do Brasil”. Foi com essas palavras que o Prefeito Roberto Cláudio lançou, oficialmente, durante solenidade prestigiada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Plataforma “Fortaleza Solidária”. Atualmente no país, a cada 100 pessoas, apenas 4 fazem algum tipo de voluntariado. O objetivo do projeto é estimular voluntários através de um site personalizado, inspirado em um programa que já existe em outras cidades, como Recife. E foi exatamente de Pernambuco que veio a ideia inicial, capitaneada por Fábio Silva, empreendedor social e presidente do Transforma Brasil. “O programa é mais do que doar a quem precisa. É, também, transformar o coração de quem doa. Queremos, por meio de uma plataforma de engajamento, realizar a conexão entre pessoas e instituições que desejam, juntas, causar impacto positivo, nas comunidades, nos bairros nas cidades e em todo o país”, enfatizou Fábio durante discurso.

Fábio emocionou durante sua fala

De acordo com o World Giving Index (WGI 2017), estudo feito pela Charities Aid Foundation (CAF) em 139 países, o Brasil fica em 75º lugar no ranking da solidariedade. A expectativa do “Fortaleza Solidária” é cadastrar cerca de 50 mil pessoas nesse primeiro momento, ampliando a corrente beneficente e subindo o país dentro da lista. Roberto Cláudio, inclusive, oficializou a entrada do site no ar realizando o primeiro cadastro oficial. “Esse é o momento que a Prefeitura tira o protagonismo da ação e entrega para a população. Queremos transformar a cidade de verdade e fomentar a cidadania”, revelou o Prefeito.

Roberto Cláudio no momento em que faz o primeiro cadastro no site

Direcionamentos efetivos

Ticiana Rolim Queiroz foi muito lembrada durante todos os discursos do lançamento, afinal, ela foi uma das responsáveis pelo encorajamento de lançar uma plataforma como essa e ajudou a direcionar a equipe no caminho certo, para o sucesso da novidade. “Muito mais do que do que um projeto em si, ele pode gerar uma mudança de hábito no cidadão. Tem muita gente espalhada, agora a gente vai fazer um match e juntar todo mundo em uma corrente do bem, unido quem precisa e quem quer ajudar. Prefeito fez a parte dele, Fábio fez a parte dele, de inteligência, e agora é a nossa vez”, confirmou. Faça seu cadastro clicando AQUI.  

Ticiana Rolim Queiroz e Carol Bezerra

Fotos: Alex Campêlo

VEJA TAMBÉM: Primeira-dama Carol Bezerra no “Mulheres Extraordinárias – na vida e nos negócios”