27 set 2024 | Galerias
No cenário atual, onde a humanização das marcas ganha cada vez mais relevância, o papel dos executivos se torna estratégico na definição das suas diretrizes de comunicação e marketing. Esse foi um dos principais temas abordados durante o café-debate promovido pelo Lide Ceará nesta sexta-feira (27), no hotel Gran Marquise. O encontro contou com a presença de Ana Moisés, diretora de vendas do LinkedIn para América Latina, e Mônica Monteiro, executiva sênior advisor da presidência do Times CNBC Brasil, que discutiram a importância de líderes engajados na construção de marcas mais autênticas e próximas do público.
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A executiva do LinkedIn defendeu a liderança inovadora nas redes sociais. Trazendo dados de pesquisas realizadas na plataforma, Ana Moisés destacou o papel dos líderes para impulsionar suas empresas. “Após a pandemia, notamos que as pessoas passaram a buscar posicionamento dos líderes a respeito de temas sensíveis para a sociedade. Cada vez mais as lideranças precisam exercer esse papel vocal, por redes sociais ou relações públicas, porque as pessoas estão esperando por esse conteúdo”, destacou.
Dados da plataforma demonstram que os assuntos de interesse mais buscados são: Notícias e Tendências do setor; Dicas/Melhores Práticas; e Liderança. Todos esses, de acordo com Ana Moisés, ganham mais força quando os executivos agregam sua voz ao discurso das marcas.
A pesquisa LinkedIn Data mostra que os C-Levels ativos na plataforma permitem que suas empresas alcancem uma audiência única, atingindo 8,4% a mais de membros que não seguem as marcas e superam em 8,2% o alcance a seguidores que já consomem o conteúdo da corporação. “Os líderes têm capacidade de trazer conexões diferentes daquelas da empresa e ampliar o alcance para outras audiências”, ressaltou a diretora de vendas do LinkedIn para América Latina.
Corroborando com ela, Mônica Monteiro, que também é presidente do Capítulo Brasileiro do Brics Women’s Business Alliance, destacou o cenário de mudanças nos negócios. “Estamos notando focos diferentes. Não se fala mais em serviços, mas em experiências. O marketing hoje é visto como uma estratégia para o engajamento de marcas. Por isso, os líderes precisam atuar como porta-vozes das mensagens das companhias”. Monteiro abordou ainda a chegada do CNBC ao país. Com estreia prevista para o dia 3 de novembro, o maior canal de notícias econômicas do mundo buscará ocupar esse nicho de discussões para ganhar espaço no país.
“Tivemos um momento riquíssimo de trocas que demonstra a importância da comunicação na construção de negócios duradouros. Acredito nas pessoas como principal ativo das companhias, por isso ouvir dessas duas referências sobre a importância de lideranças ativas na comunicação empresarial nos ajuda a refletir sobre como nossa participação tem potencial para ampliar mensagens”, ressaltou Emília Buarque, presidente do Lide Ceará.
Líderes cearenses, a exemplo de Márcia Travessoni, publisher da Plataforma MT, Maria Braz, diretora administrativa na São Braz Bebidas, e Claudênia Régia, sócia-presidente do grupo Diamantes, marcaram presença no encontro, assim como Eliane Brasil, superintendente estadual do BNB no Ceará.
Veja mais fotos do café-debate do Lide Ceará, por Eri Nunes.