logo

Espaço Cultural Unifor inaugura três novas exposições com aclamado vernissage

Por Lucas Magno
Espaço Cultural Unifor inaugura três novas exposições com aclamado vernissage

A noite desta quinta-feira (10), no Espaço Cultura Unifor, marcou a abertura de três exposições importantes para o universo nacional das artes plásticas: “Yolanda Vidal Queiroz – Momentos”, “20ª Unifor Plástica” e a 2ª edição de “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, todas com curadoria de Denise Mattar.

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, destacou a importância da realização deste evento, com visitação gratuita, no campus da Unifor. Ela lembrou do incentivo dado aos novos artistas: “Digo que não poderíamos ter tido melhor escolha para este evento que vem incentivando a tantos artistas e que já nos presenteou com a descoberta de muitos jovens pintores e artistas plásticos que não dariam continuidade a seus trabalhos sem terem tido essa oportunidade”, afirmou.

Lenise Queiroz Rocha
Denise Mattar e Lenise no corte de fitas

A 2ª edição da exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, reúne 200 obras de grandes artistas nacionais e internacionais, organizadas a partir de uma abordagem histórica e didática. “Incluímos a obra do período da Arte Moderna, mas sem deixar de contar a história do nosso país fazendo um paralelo à arte nos seis séculos de sua existência”, explica Lenise.

Uma das salas das três exposições
Igor Queiroz Barroso e Aline Felix Barroso

Uma das exposições mais marcantes desta edição é a dedicada à Dona Yolanda Queiroz. Matriarca de uma das famílias mais tradicionais no ramo de negócios do Ceará, ela é tema da mostra “Yolanda Vidal Queiroz – Momentos”. Sob curadoria de Denise Mattar, a exibição reúne diversas paixões de Yolanda, divididas em núcleos da galeria. O legado familiar e acervo artístico são expostos pela primeira vez ao público. “Depois que a mamãe partiu, nós três (filhas) ficamos nos questionando de como fazer uma homenagem. Achamos que aqui na Unifor, seria um espaço onde muitas pessoas poderiam ter a oportunidade de conhecer essa Yolanda que muitos poucos conheceram. Essa Yolanda que amava a vida, uma pessoa baixinha, pequena, mas extremamente forte e que sempre dava a volta por cima e influenciou a vida de toda essa grande família. Denise é uma curadora extremamente sensível e conseguiu passar tudo com detalhes”, diz Renata Jereissati, uma das filhas de dona Yolanda.

Renata Jereissati com uma das imagens de dona Yolanda
Peças de dona Yolanda que ficarão em exposição

Para Denise Mattar o momento foi bastante significativo: “Quero agradecer a confiança de fazer uma exposição para dona Yolanda, foi muito emocionante. Ela era uma artista, ela não fazia decoração, ela fazia instalações na própria casa”. Ela ainda completou em sua fala: “Vocês tem aqui no Ceará uma das mais importantes coleções de artes do Brasil”, revelou.

Já a Unifor Plástica, com o tema “Simultaneidades – A Arte com a Palavra”, abriga apenas produções cearenses. São 25 artistas, além de uma sala especial de Francisco de Almeida. A artista Andrea Dall’Olio, uma das participantes, esteve presente no abre e falou um pouco do seu trabalho: “É uma grande honra estar aqui nesta edição tão especial. A Unifor Plástica é um dos eventos mais importantes que temos aqui no Ceará. Eu apresento um trabalho que fala sobre trama e percursos e uso da pintura e do bordado contemporâneo”, detalha.

Francisco de Almeida e Denise Mattar

Confira mais fotos por Eri Nunes:

SERVIÇO

Onde: Espaço Cultural Unifor Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz.
Horário de funcionamento: 9h às 19h (terça a sexta-feira) e de 10h às 18h (sábado e domingo).
Valor: Gratuito.
Contato: (85) 3477.3319

Veja também