Nesta sexta-feira (7), o governador Camilo Santana assinou documento que oficializa a devolução de parte do terreno onde está localizado o antigo Centro de Convenções à Fundação Edson Queiroz, em encontro no Espaço Cultural Unifor. Na ocasião, Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, anunciou a construção de um complexo cultural no local.

“Nós apresentamos para o governador a proposta de um espaço de arte e cultura com uma composição de salas menores, teatro, museu e um ambiente de lazer”, explica Lenise. Ela adiantou ainda que a intenção é que o complexo abrigue o acervo da Coleção Fundação Edson Queiroz, além de mostras nacionais e internacionais.

O projeto, ainda sem arquiteto definido, deve ser inaugurado, pelo menos em parte, em uma data bem especial para a Fundação. “Daqui a quatro anos, a Unifor estará fazendo 50 anos. Eu acho que seria uma data muito bonita, acredito que consigamos inaugurar aos poucos o complexo”.

Para Camilo Santana, a construção do complexo irá transformar o turismo cearense. “Essa iniciativa está alinhada com a estratégia que o Governo vem trabalhando para transformar Fortaleza e o Ceará em um grande centro de atração turística. Minha palavra é de agradecimento em nome do povo do Ceará por esse inovador projeto que vai ser muito importante para a cultura e a área turística do nosso Estado”, declarou.

Fabiano Piúba, Juvêncio Viana, Edson Queiroz Neto e Élcio Batista

Presente no encontro, Edson Queiroz Neto, Chanceler da Unifor, afirmou acreditar no potencial cultural do equipamento. “Esse complexo vai posicionar o Estado em outro patamar, provavelmente deslocando a concentração cultural do Sudeste para o Nordeste”.

O terreno de 14 mil metros quadrados foi doado pelo Chanceler Edson Queiroz ao governo estadual em 1973, em função de o Ceará não dispor de um ambiente para abrigar eventos de grande porte na época. Após a inauguração do Centro de Eventos do Ceará, em 2012, o Centro de Convenções foi desativado. A devolução do imóvel oficializa o direito garantido na lei nº 16.900, publicada no Diário Oficial da União em 28 de maio deste ano, após cinco anos de negociações entre as partes envolvidas.

Após a solenidade, o governador visitou as exposições em cartaz no Espaço Cultural Unifor, na companhia de Lenise Queiroz Rocha e demais convidados do evento.

>> ASSISTA: Tour pela exposição “Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz”

Fotos: Alex Campêlo