Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Governo do Ceará entrega Medalha da Abolição 2020-2022 aos agraciados

26 mar 2022 | Galerias

Por Jacqueline Nóbrega

A homenagem foi entregue a oito personalidades e a uma iniciativa cearense

A Medalha da Abolição foi entregue aos homenageados por Camilo Santana e Izolda Cela (Foto: Eri Nunes)

Na noite de quinta-feira (25), o Governo do Ceará entregou a Medalha da Abolição, mais alta distinção do Estado, a oito personalidades e a uma iniciativa cearense, em solenidade realizada no Palácio da Abolição. A entrega também marcou a retomada da cerimônia após dois anos de suspensão por conta da pandemia.

LEIA MAIS >> Tribunal de Justiça do Ceará empossa novos desembargadores

Márcia Travessoni articula noite memorável em parceria com hotéis de luxo da França

A Medalha da Abolição foi concedida em reconhecimento às trajetórias e contribuições de: Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, ex-procuradora-geral de Justiça do Ceará e titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; Espedito Seleiro (Espedito Veloso de Carvalho), artesão e Mestre da Cultura do Ceará; Maria Nailde Pinheiro Nogueira, desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; Tom Cavalcante (Antônio José Rodrigues Cavalcante), humorista, ator, apresentador, radialista e dublador; Capacete Elmo, inovação cearense utilizada no tratamento de pacientes com Covid-19; Preto Zezé (Francisco José Pereira de Lima), presidente da Central Única das Favelas, empreendedor, produtor cultural e musical; Amandinha (Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo), jogadora de futsal, tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol e eleita oito vezes a melhor do mundo na modalidade; Cid Ferreira Gomes, senador da República, governador do Ceará por oito anos e ministro da Educação no governo Dilma Rousseff; José Ricardo Montenegro Cavalcante, industrial cearense há 34 anos e presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e Carol Bezerra prestigiaram a cerimônia (Foto: Eri Nunes)

Durante a entrega, o governador Camilo Santana falou sobre o simbolismo de entregar a comenda aos agraciados na Data Magna do Ceará, destacando o esforço e a união dos cearenses para vencer a Covid-19.

“Uma palavra que bem resume nossos sinceros sentimentos aos agraciados nesta noite é gratidão; pela contribuição de cada um diretamente e através do exemplo pessoal para construção de um Ceará cada vez melhor para todos”, disse.

Socorro França (Foto: Eri Nunes)

Agradecimentos

Ricardo Cavalcante, um dos homenageados, refletiu sobre a trajetória que o levou a receber a honraria, com destaque para o período da pandemia. “Em 2020 veio a pandemia e a gente teve que fazer escolhas. A indústria se fez presente de uma forma correta. O industrial cearense se preocupou com a saúde do seu colaborador, da sua família, mas, principalmente, da sociedade cearense”, salientou.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante foi uma das oito personalidades que recebeu a honraria (Foto: Eri Nunes)

Representando os cientistas, profissionais de saúde e instituições públicas e privadas que contribuíram para o desenvolvimento do Elmo, Marcelo Alcantara Holanda, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), falou sobre a importância do Elmo para os cearenses e para a Ciência.

Preto Zezé (Foto: Eri Nunes)

“A matéria-prima do Elmo é a solidariedade. É um elemento terno, forte, profundo da condição humana, que surge nas horas mais escuras e vira luz. Em honra aos mortos pela covid havemos de lutar, manter a esperança e buscar a felicidade”.

Socorro França também destacou a importância do momento. “Ninguém faz nada sozinho. Nós temos pontes. E a nossa primeira ponte foi de um homem do povo, um jangadeiro, que lá atrás se rebelou e disse que não ia mais transportar escravos no Ceará. Foi aí que tudo começou, o sentimento libertário que nós temos”, concluiu.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE