O empresário João Soares Neto foi agraciado, terça-feira (29), com a Medalha Edson Queiroz, em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará. Além de homenagear a carreira do executivo, a honraria celebra os 20 anos de fundação do Shopping Benfica. A cerimônia atendeu a requerimento do presidente da AL-CE, José Sarto, e contou ainda com a presença da vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, que realizou a entrega da comenda.

Em seu discurso, Neto elencou os desafios de sua jornada.

“As oportunidades não aparecem. Elas são criadas pelo feeling de quem as antevê. Depois disso, há muito a fazer. Umas não dão certo. De fracasso, em fracasso, como disse Winston Churchill, desponta o sucesso”

O cearense começou sua trajetória como empreendedor em 1969, com a fundação da Planos Técnicos do Brasil, considerada a primeira empresa a trabalhar com planejamento integrado para elaboração de Planos Diretores e projetos de financiamentos para a construção civil. Em seguida, estendeu sua atuação para os setores de hotelaria, saneamento, edificações, cinemas, estacionamentos e centros comerciais. Neto também atua também como cônsul honorário do México no Ceará desde 2000.

Em 30 de outubro de 1999, inaugurou o Shopping Benfica, um “case” de sucesso nacional por atuar tanto como um centro comercial, tanto como polo cultural, com mais de 10 projetos sociais.

>> LEIA TAMBÉM: Shopping Benfica comemora 20 anos com bolo de 20 andares

Em duas décadas, explica Neto, o principal patrimônio do shopping é o fomento à arte e a intelectualidade. “O legado destes 20 anos consistiu na capacidade de unir a minha condição de intelectual que ajuda, com ideias diferentes, o empresário que também sou. Os dois, sendo um, uniram-se e viramos uma galeria de arte, uma biblioteca sem fiscalização, apoiamos projetos de entidades cuidadoras de crianças com síndromes diferentes, autistas, inclusive”.

Confira fotos da solenidade, com cliques de Saulo Roberto: