A professora de Direito da Universidade Federal do Ceará, Maria Vital, assumiu, terça (25), a posição de governadora do Distrito 4490 do Rotary Internacional. O evento aconteceu no Theatro José de Alencar, durante a solenidade de posse dos presidentes de Clubes de Rotary, Governador e de Governadores Assistentes da Grande Fortaleza.

É a primeira vez que uma mulher cearense ocupa a função. “Ser governadora do Distrito 4490 do Rotary International é uma honra e um privilégio”, nos revela.

Entre os seus objetivos na posição de governadora, Maria Vital destaca o compromisso em “aumentar o número de mulheres nos clubes de Rotary do Distrito, criar oportunidade para participação de jovens e amplificar o número de projetos sociais”. A cearense exerce o mandato até 1º de junho de 2020.

Clicamos no evento: Geraldo Luciano, Águeda Muniz e Élcio Batista

Elegância e simplicidade marcaram a cerimônia, que foi prestigiada por mais de 300 convidados, como Águeda Muniz, Seridião Montenegro, Raquel Machado e Geraldo Luciano. Formada também por rotarianos do Piauí, Maranhão e do interior do Ceará, a plateia teve a honra de participar de um coquetel após a solenidade, nos jardins projetados pelo renomado paisagista Burle Marx para o equipamento cultural.

Para entender

Fundado em 1905, nos EUA, o Rotary é uma organização internacional sem fins lucrativos composta por homens e mulheres de negócios que atuam em diferentes profissões e são reconhecidos como líderes comunitários. Os rotarianos são conhecidos por prestar serviços humanitários, fomentar um elevado padrão ético em suas respectivas profissões e incentivar a paz e a boa vontade no mundo.

A grande meta atual do Rotary é erradicar a pólio no mundo. Além disso, são missões do Rotary: a erradicação do analfabetismo, a promoção do intercâmbio de jovens, a entrega de agua potável às comunidades, etc.

No Brasil, existem mais de dois mil clubes de Rotary, com mais de 50 mil rotarianos e 38 distritos regionais. O distrito 4490, governado agora por Maria Vital, engloba integrantes do Ceará, Maranhão e Piauí. Ao todo, há 76 clubes de Rotary, com 1744 rotarianos.

Veja fotos da posse, por Alex Campêlo:

>> LEIA TAMBÉM: Novos acadêmicos da Academia Fortalezense de Letras são empossados