Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Maurício Filizola reforça legado e apresenta novas diretrizes da Mostra Sesc Cariri de Culturas

9 nov 2018 | Galerias

Por Lucas Magno

O presidente do Sistema Fecomércio no Ceará, Maurício Filizola, na companhia do gerente de Cultura do Sesc Ce, Chagas Sales, e da gerente de programação social, Patrícia Rinaldi, recebeu parceiros e empresários para um bate-papo, na manhã da última quinta (8), no Auditório da Federação, a fim de apresentar as novas diretrizes e ações sociais da 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, que acontece entre os dias 16 e 20 de novembro.

Palco de variadas manifestações da arte, a mostra é considerada a primeira e maior mostra cultural do Brasil, integrando grande quantidade de linguagens do Cariri. “O legado da Mostra também está presente no desenvolvimento socioeconômico da Região e, principalmente, na transformação das pessoas que visitam, participam e trabalham na Mostra. É este valor humano que continuará nos norteando para os próximos anos”, apontou Maurício Filizola.

Com expectativa de receber 300 mil pessoas para conferir mais de 300 ações gratuitas, a serem realizadas em 26 cidades da Região do Cariri, a 20ª edição do evento é comemorada junto aos 70 anos do Sistema Fecomércio Ceará. 

A vasta programação é composta por mostras de cinema e vídeo, espetáculos de dança, teatro, exposições, shows, rodas literárias e perfomances poéticas. Além de pesquisadores, mestres de cultura, brincantes, agentes sociais e produtores culturais, mais de 2.500 artistas participam desta edição, totalizando 237 trabalhos selecionados.

Entre os destaques dos cinco dias de evento, estão a inauguração de um Museu Orgânico dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, o Museu Oficina do Mestre Françuili, na cidade de Potengi; o Circuito Patativa do Assaré, que vai levar apresentações de rua para os municípios do sertão; o Tem Forró no Cariri, circuito de shows com artistas cearenses, como a Orquestra de Sanfonas do Ceará; e também o Seminário Arte e Pensamento, um evento que incentiva um momento de pausa para discutir e refletir sobre o patrimônio cultural imaterial na sociedade contemporânea.

Como sempre, os shows musicais são algumas das atrações mais esperadas. Neste ano, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valência abrem a programação, com o “O Grande Encontro”, em Juazeiro do Norte. O encerramento do evento fica por conta de Milton Nascimento, que se apresenta no Crato, em uma homenagem simbólica ao Dia da Consciência Negra, data que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, homem negro escravizado e líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta de combate à escravidão.

A novidade da vez são as 18 apresentações artísticas que serão acompanhadas por intérpretes em Libras. A ação busca proporcionar mais pluralidade e acessibilidade ao evento.

Solidariedade
A solidariedade entra em pauta na 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. Ao partilhar arte de cultura, o projeto se compromete com a doação de alimentos a quem mais precisa. Quem participa da programação de abertura e dos espetáculos culturais em espaços fechados, é convidado a doar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições sociais beneficiadas pelo Programa Mesa Brasil Sesc Cariri.

 

Fotos: Alex Campêlo

 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE