Fernando Barroso lança obras ‘Internet de Almas ou das Coisas’ e ‘Pão e Vinho’ em coquetel exclusivo

Por Rosi Melo
Fernando Barroso lança obras ‘Internet de Almas ou das Coisas’ e ‘Pão e Vinho’ em coquetel exclusivo

O médico hematologista Fernando Barroso realizou, na última quarta-feira (20), o lançamento das obras “Internet de Almas ou das Coisas” e “Pão e Vinho”, em coquetel exclusivo na sede do Conselho Regional de Medicina. Professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Unichristus e coordenador do Centro de Processamento Celular do Hemoce, o autor aborda temas distintos em cada publicação, passeando por assuntos como medicina, tecnologia, comportamento e enologia.

LEIA TAMBÉM: Sellene Distribuidora Hospitalar celebra Dia Nacional do Médico com lançamento tecnológico

Os livros foram apresentados ao público pelas filósofas Neuza Márcia Falcão e Maria Venâncio em um debate instigante sobre a inter-relação entre filosofia e tecnologia e entre filosofia e enologia.

“Internet de Almas ou das Coisas”, segundo Barroso, aborda a interferência da tecnologia no cotidiano das pessoas. “Fala sobre mudanças que a inteligência artificial, big data e a tecnologia 5G estão fazendo com os nossos hábitos e a nossa maneira de viver. São temas que giram em torno desse processo e o fato de que a tecnologia de ponta traz uma série de problemas para a humanização do viver“, relata.

A obra ainda traça um paralelo entre a medicina, a tecnologia e o paciente, apontando diagnósticos do comportamento contemporâneo.

Já “Pão e Vinho”, escrito por Barroso em parceria com Aristeu Holanda, é uma espécie de registro histórico sobre os 20 anos de experiências sensoriais de um grupo de degustação de vinhos de Fortaleza, chamado Pão e Vinho.

Além de contar causos biográficos dos oito amigos que originalmente faziam parte do grupo, a obra cataloga os quase 400 vinhos degustados por eles ao longo de duas décadas e traz um rico acervo de notas, harmonizações e listas dos principais vinhos de cada ano. “É perfeito também como guia de consulta para quem quer se iniciar no mundo dos vinhos”, conta.

Veja fotos do evento, com cliques de Filipe Pereira:

Veja também