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#ModanaUnifor | Economia Criativa e Comunicação de Moda

31 jan 2014 | Galerias

Por Lucas Magno

DSC05931Ana Cláudia Silva Farias | Cláudia Leitão | Márcia Travessoni | Cláudio Silveira

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Márcia apresentou a última edição do Anuário da Moda do Ceará

Fato: a demanda por novas faculdades de moda tem crescido assustadoramente nos últimos anos, e isso é ótimo. Nesse semestre, a Unifor – Universidade de Fortaleza – colocou à disposição de novos alunos a Graduação Executiva em Design de Moda. Um passo importante para o Ceará, que sofreu com a baixa da Faculdade Católica no fim de 2013. A Coordenadora do Curso, Ana Cláudia Silva Farias, contou pra Equipe MT a importância de colocar a moda em um destaque apropriado dentro da Unifor: “Na nossa graduação, a teoria e a prática caminham juntas com as novas tecnologias. Tudo dentro de uma estrutura moderna com equipamentos que possibilitarão um aprendizado mais próximo da realidade das fábricas”. Ficamos felizes com a direção que o curso se propõe a tomar.

Durante toda a semana, ações marcaram esse lançamento. Especialmente ontem, nossa Publisher foi convidada a se juntar a Cláudia Leitão (que já foi Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura) e Claudio Silveira (idealizador do Dragão Fashion Brasil), para uma mesa-redonda capitaneada por Ana Cláudia, no auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará). Em pauta? Uma tríade interessante: a economia criativa brasileira e cearense, a comunicação de moda local e a força da nossa moda autoral.

Cláudia Leitão ressaltou em diversos momentos a importância de a cultura e a economia trabalharem juntas no desenvolvimento de ações culturais para o Nordeste, enquanto Márcia comentou as diversas possibilidades de trabalho de um aluno formado em Moda, principalmente com a infraestrutura que a Unifor oferece no novo curso. Já Claudio Silveira explicou bem como um trabalho autoral bem feito pode fazer a diferença no mercado cearense (e brasileiro). Dificuldades existem (e muitas), mas o Ceará tem um nicho criativo absurdo a ser explorado. A mesa-redonda garantiu uma perspectiva interessante de caminhos diferentes que um aluno pode seguir e justificou que sim, a moda colabora com absolutamente tudo que faz a economia nacional girar.

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A gestão não pode ser esquecida

Um estilista é extremamente talentoso na criação, mas como fica a gestão? Hoje, algumas marcas já têm equipes enormes de profissionais com direções bem segmentadas, mas o conhecimento para gerir um negócio ainda é escasso. Durante o debate, um dos pontos mais fortes na discussão foi exatamente como cursos mais aprofundados devem preparar um profissional de moda a ter essa qualificação para gerenciar um negócio.

Uma equipe é importantíssima para seguir um caminho de sucesso comercial, mas entender como a gestão funciona e aplicar métodos corretos no mercado também são processos essenciais. O designer de moda quer criar, mas também precisa ganhar dinheiro. Afinal, para um novo profissional, a ideia de movimentar a economia local (criativa ou não) com seu negócio é incrível (ou pelo menos deveria ser).

P.S.: a Graduação Executiva em Design de Moda da Unifor tem duração de dois anos e meio e tem curadoria do estilista Lino Villaventura. Ao final do 3º semestre, o aluno recebe uma certificação intermediária de Assistente em Design de Moda, o que garante a entrada do mesmo no mercado de trabalho, para experiências ainda mais reais.

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+ Informações sobre o curso no site oficial 

Por Lucas Magno

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