Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Mostra ‘Mosaico das Fortalezas’ é inaugurada em celebração aos 297 anos da capital

12 abr 2023 | Galerias

Por Marília Serpa

Visitação à exposição é gratuita, de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Mostra “Mosaico das Fortalezas” na Galeria PI (Foto: Alex Campelo)

A mostra “Mosaico das Fortalezas” foi inaugurada na noite dessa terça-feira (11), na Galeria PI, na Praia de Iracema, contando com 40 obras de 18 artistas diferentes, as quais foram expostas no local. A inicitiva, da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria Municipal de
Educação, visa celebrar o aniversário da cidade, que completa 297 anos nesta quinta-feira (13).

LEIA MAIS >> Centro de Design do Ceará realiza primeira edição do Paku; encontro popular da cultura geek

Onde adotar cães e gatos em Fortaleza? Veja lista de projetos e ONGs que apoiam a causa

Os trabalhos foram reproduzidos em tamanho reduzido, em azulejos de cerâmica de 57cmx57cm. Os artistas por trás das obras são Raianny Queiroz, Amanda Nunes, Sandra Montenegro, Faso, Simone Barreto, Pedro Parente, Tanilo, Thatyane Vitória, Franklin Stein, Rock Lima, Alice Dote, Carlos Jardel, Benny Frota, Pirata Hemfil, Vitória Vasconcelos, Sérgio Helle e Daniel Chastinet.

Mostra “Mosaico das Fortalezas” na Galeria PI (Foto: Alex Campelo)

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, presente na inauguração da mostra, pontuou que a exposição é um recorte de artistas diversos que falam, por meio da arte, sobre a capital cearense. “O conjunto é um mosaico das muitas cidades que habitam em Fortaleza (…) Como Cidade Criativa do Design, temos sempre que estimular a produção de capital cultural de Fortaleza”, explicou.

Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza (Foto: Alex Campelo)

A visitação à exposição é gratuita, de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. A Galeria PI, localizada na Av. Almirante Barroso 539, foi montada especialmente para receber a mostra, sendo uma homenagem à Praia de Iracema. O nome do espaço é uma referência à 16ª letra do alfabeto grego, π (Pi), que, matematicamente, se transforma em um número infinito.

A escolha do nome reflete a durabilidade que os murais terão nas escolas, uma vez que as obras vão permanecer para a posteridade e irão fazer parte do patrimônio cultural de Fortaleza. Durante o período de funcionamento, a Galeria PI vai ocupar a Praia de Iracema com intervenções artística que representam as narrativas e os encantos das “Fortalezas”.

Artistas de grafite na exposição “Mosaico das Fortalezas” (Foto: Alex Campelo)

Fortaleza como Cidade Criativa da Unesco

Desde 2019, Fortaleza se tornou Cidade Criativa do Design, junto com outras 295 cidades que integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco. Por meio desse título, um dos compromissos assumidos é a inserção da linguagem do design nas escolas como ferramenta de transformação social. Assim, é deixado um legado e uma nova geração de muralistas dentro das escolas de Fortaleza.

Confira algumas fotos da exposição, por Alex Campelo:

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE