Onélia Santana inaugura 58ª Feirart destacando icônicos trabalhos manuais do Ceará

Por Lucas Magno
Onélia Santana inaugura 58ª Feirart destacando icônicos trabalhos manuais do Ceará

Argila, areia colorida, fibras vegetais, fios e tecidos dão o tom da 58ª Feirart, Feira de Artesanato do Ceará, em cartaz de 04 a 06 de Outubro, na Praça Luiza Távora, em frente ao Ceart, Centro de Artesanato do Ceará.

E foi com alto astral e o desejo de fomentar o belíssimo trabalho de artesãos locais que a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, deu o pontapé inicial da mostra, ao lado de Socorro França, da coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann, e da consultora Ângela Hirata, passeando pelos estantes de cerca de 150 artesãos. “A Feirart é o maior evento de artesanato realizado pelo Governo do Ceará e, através das 14 tipologias presentes, pretendemos ampliar a visibilidade dos trabalhos dos artesãos vinculados à CeArt, que têm como diferencial a certificação das peças para a comercialização do genuíno artesanato cearense”, destacou Onélia, em discurso durante a abertura.

Sabores regionais

A Escola Vida, Sabor e Arte (Evisa), outro equipamento da Secretaria, é a responsável pelas aulas da cozinha ao vivo. Nas chamadas aulas-show, os chefs convidados demonstrarão o preparo de pratos da culinária criativa como hambúrguer de cordeiro, moqueca de caju e bem-casado de rapadura com coco. As receitas serão servidas para degustação do público. Os chefs convidados são Bruno Modolo, Carlos Eduardo e Nilsa Mendonça.

Junto à abertura do evento, foi inaugurada a exposição “Mãos que fazem o Ceará”, que homenageia Aécio Oliveira, Francisco Alves, Gildamir Chagas e João Pedro, artesãos reconhecidos em 2018 como Mestres da Cultura pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Fotos: Alex Campêlo

Veja também