Uma noite de prestigio e de encontro dos grandes nomes empresariais da nossa sociedade. Foi assim a posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, na noite desta quinta-feira (19), no La Maison. Entre os que fizeram questão de cumprimentar o novo presidente estão o governador do Ceará, Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da CNI, Robson Andrade, a matriarca do Grupo M Dias Branco, Consuelo Dias Branco, a vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, além de tantos outros nomes.

Roberto Claudio, Beto Studart, Camilo Santana e Ricardo Cavalcante – Foto: Alex Campelo

Antes de tomar posse, Ricardo, que assume a função de 2019 a 2024, falou sobre o momento da economia, os desafios e os seus principais objetivos à frente da importante Federação. “Vamos trabalhar dobrado. Recebo um presente do Beto Studart, nesse momento em que o país se encontra nessa recessão precisamos encontrar caminhos para que a indústria possa sair dessa situação e encontrar novos caminhos. Acredito que a partir de janeiro as coisas, com certeza, irão melhorar”, pontuou.

Um dos objetivos de Ricardo é divulgar ainda mais os equipamentos oferecidos aos empresários. “Queremos interiorizar mais, levar o empresário ao Observatório da Indústria, uma grande arma que montamos na gestão de Beto e, principalmente, discutir e mostrar ao empresariado o novo Centro Internacional de Negócios, no qual a gente vai mostrar novas oportunidades de importar e exportar”, afirma Cavalcante.

Igor Queiroz, Consuelo, Cláudio e Suyane Dias Branco – Foto: Eri Nunes

Ricardo Bacelar e Manoela Queiroz – Foto: Eri Nunes

Luiz Gastão, Ricardo Cavalcante e Milla Bittencourt – Foto: Alex Campelo

Já Beto Studart, que deixa a presidência da FIEC, após passar um período de cinco anos bastante elogiado e com grande atuação, também comentou a sua saída e desejou as boas-vindas ao novo presidente. “Que ele continue cada vez mais enaltecendo essa vitoriosa ascensão da FIEC. Ele representa muito bem os anseios do industrial, preocupação com o desenvolvimento econômico. Hoje encerra meu mandato de cinco anos, um dia muito especial para mim que estou indo embora, mas continuo presente e para o Ricardo, que começa essa caminhada e tenho certeza que será de grandes assertividades”, desejou Studart.

O presidente da CNI, Robson Andrade, o novo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o governador Camilo Santana e o ex-presidente da FIEC, Beto Studart – Foto: Eri Nunes

O governador Camilo Santana ressaltou o apoio e a parceria da Federação cearense com os avanços do Estado. Na oportunidade, divulgou a notícia do impulso do Produto Interno Bruto (PIB), destacando os números para a indústria. “No segundo trimestre deste ano ano crescemos 2,08%, mais que o dobro do Brasil. A indústria teve um papel fundamental neste crescimento, representando 4.68% de aumento. É fundamental o apoio dos empresários e de todos aqueles que acreditam e investem no crescimento do Ceará. A FIEC é uma parceira muito importante, com muito diálogo e transparência nos ajuda a construir os caminhos. Desejo muito sucesso ao novo presidente e parabenizo o ex-presidente pelo grande trabalho já realizado”, desejou o governador.

Destaque para a belíssima decoração do La Maison que usou do verde, além da delicadeza das mesas e do imponente bar montado no espaço. Vale destacar ainda o momento cortesia entre as esposas do presidente e do ex-presidente, Rosana Cavalcante e Ana Studart, respectivamente. Ana ofereceu um buquê de flores para Rosana, que recebeu a lembrança de boas-vindas no palco. 

Ana e Beto Studart ladeando a esposa do novo presidente da FIEC, Rosana Cavalcante – Foto: Alex Campelo

Nova diretoria da FIEC que tomou posse – Foto: Eri Nunes

PERFIL

Natural de Fortaleza, o industrial José Ricardo Montenegro Cavalcante, 57 anos, é formado em Gestão Financeira, tendo participado de programas internacionais de capacitação como o de Inovação em Estratégia Competitiva, da Florida International University (FIU) e o programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação, da Universidade SDA Bocconi School of Management, na Itália. Ricardo atua há mais de 30 anos no setor industrial. Foi sócio-diretor de duas empresas do segmento de extração e beneficiamento de brita, sendo uma no Ceará, a Pedreira Itaitinga Ltda., e outra no Maranhão, a Rosário Mineração. Atualmente, é sócio-diretor da Empresa de Mineração Granitos de Itaitinga (EMGI), especializada na extração, no comércio e na distribuição de areia peneirada e classificada para o mercado da construção civil.

Confira a nossa cobertura especial pelas lentes de Eri Nunes e Alex Campelo: