logo
X

Recital de piano e violoncelo apresenta clássicos da música erudita na Unifor

Por Redação
Recital de piano e violoncelo apresenta clássicos da música erudita na Unifor
Apresentação de pianista brasileira Sylvia Thereza e do violoncelista belga Alexandre Debrus no Teatro Celina Queiroz, na Unifor. (Fotos: Eri Nunes)

A pianista brasileira Sylvia Thereza e o violoncelista belga Alexandre Debrus se apresentaram, no último sábado (7), no Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza. No repertório, clássicos da música erudita, como Brahms, Rachmaninoff, Schostakovich e Schumann.

História

Natural do Rio de Janeiro, Sylvia Thereza já se apresentou quase todos os continentes, tendo atuado como solista de importantes orquestras dirigidas por renomados regentes. Foi premiada na “Edição Martha Argerich” do Concurso Internacional de Piano de Vigo, na Espanha, em 2019, e em 2004 ganhou o Concurso Nelson Freire, no Rio de Janeiro.

Como parte de seu compromisso social e filosofia musical, desenvolveu um projeto que introduziu a música clássica para mais de 12 mil crianças que vivem em condições sociais menos favorecidas. É cofundadora e diretora artística da Uaná – Association for the Arts, na Bélgica, organização que traz cultura para crianças pobres e deficientes.

Já Alexandre Debrus recebeu da mãe violoncelista as primeiras orientações aos quatro anos de idade. A discografia dele compreende 21 CDs como solista e camerista. Além das várias bolsas de estudo que lhe foram conferidas, foi agraciado com diversos prêmios dentre os quais o primeiro prêmio da competição “Mathilde Horlait Dapsens”.

Tem atuado regularmente como solista e camerista em países como Bélgica, França, Suíça, Alemanha, Sérvia, Itália, Espanha, Grécia, Estados Unidos, Rússia, Argentina, Japão, China e Israel. Como professor é sempre convidado para dar aulas em diversos festivais em vários países.

Veja os cliques do evento, por Eri Nunes:

Veja também