O advogado e músico Ricardo Bacelar é o novo cônsul honorário da Bélgica no Ceará, Piauí e Maranhão. A solenidade de posse ocorreu nesta sexta-feira (8) com a presença do embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, e o Cônsul Geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier. O coquetel, onde Bacelar recebeu diversos amigos, foi realizado no salão Portofino, no Hotel Gran Marquise.

Ricardo, a esposa e agora consulesa, Manoela e as filhas Sara e Maria Bacelar – (Crédito: Eri Nunes)

Em sua fala, Ricardo enalteceu a economia de ambos os países e fez um agradecimento especial saudando as autoridades presentes, amigos e familiares, entre eles, filhas e sua esposa, Manoela Bacelar, que se torna agora consulesa. “A Bélgica é a porta de entrada para o mercado europeu e sustenta um ambiente fértil para os mercados internacionais. O momento virtuoso o qual passa o Ceará e a cidade de Fortaleza fortalecem o estreitamento das relações comerciais, cientificas e culturais com a Bélgica. O Maranhão e o Piauí também oferecem ambientes bastante relevantes. Sinto-me honrado para essa importante missão”, destaca.

Entre os convidados, o desembargador Fernando Ximenes, o cônsul do Uruguai em Fortaleza, José Maria Zanocchi, Mônica Silva-Marte, cônsul da Suiça em Fortaleza, além de Amelinha, que foi uma figura bastante cumprimentada na ocasião. A cantora contou que tem uma relação bastante afetuosa com Bacelar e o considera como um sobrinho, sempre fazendo questão de estar presente em suas conquistas.

Fernando Ximenes, Márcia Travessoni, Amelinha e Pádua Lopes – (Crédito: Eri Nunes)
João Soares Neto e Iracema do Vale

O Cônsul Geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier, não mediu elogios para destacar o quanto o advogado se encaixa no perfil desejado pela Bélgica na escolha do seu representante. “Não é fácil encontrar um bom Cônsul Honorário. Precisa de muitas qualidades, mas duas essenciais: a primeira o interesse sincero para o país que vai representar, posso dizer que tivemos muita sorte. E outra é a qualidade humana, é preciso ter um olhar para o outro e interesse pela cultura do outro. Isso nós encontramos em Ricardo Bacelar”, afirma.

Ricardo Bacelar, Márcio, Márcia Távora e Manoela Bacelar

ATRIBUIÇÕES

Ricardo Bacelar é o terceiro cônsul a tomar posse no Ceará, representando a Bélgica. Além das atribuições normais, irá concentrar sua atuação no setor de relações comerciais, científicas, culturais e de responsabilidade social. A decisão aconteceu por meio de decreto do Rei Philippe, da Bélgica, com a proposição do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Didier Reynders.

Confira mais imagens da posse por Eri Nunes: