O coquetel de lançamento do Fotofestival Solar aconteceu na noite de  quarta-feira (05) e reuniu curadores, fotógrafos, convidados e a direção da mostra. A primeira edição do projeto, idealizado por Tiago Santana, ocupará ambientes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Escola Porto Iracema das Artes com uma série de exposições fotográficas e lançamentos de publicações, mostra de cinema, projeções com apresentações musicais ao vivo, debates, conferências, oficinas e outras atividades artísticas e de formação.

O Fotofestival Solar tem lançamento com cinco dias de atividades múltiplas (até 09 de dezembro, domingo). No entanto, se prolongará ainda por três meses, até março de 2019, estimando alcançar público em torno de cinquenta mil pessoas no período de difusões artísticas e formativas da fotografia e suas transversalidades.

Idealizando o projeto desde fevereiro, Tiago elenca como parceiros nas diretrizes do Solar 2018, profissionais das imagens, agentes, editores, diretores de instituições e de festivais nacionais de fotografia que encontrou na gestação do projeto.

O cearense baseia a realização do Fotofestival graças ao destacável histórico da fotografia no Estado, tendo premissas “desde os movimentos na introdução secular do fotografar no Ceará, amplificadas em experimentações que revelaram personalidades de mestres locais, como Luciano Carneiro e Chico Albuquerque, além de reminiscências importantes em eventos do InFoto nos anos 80; nas Semanas Nacionais de Fotografia aqui sediadas; edições do DeverCidade e Encontros de Agosto em anos mais próximos até às aberturas atuais de espaços representativos para o segmento, como o Museu da Fotografia e o recente festival Verbo Ver”.

Dentre a programação, destaque para o novo Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, no sábado (08), homenageando o grande fotógrafo cearense na promoção e incentivos a talentos e o show de Gilberto Gil, no Cine Teatro São Luiz, que também será transmitido por telões na Praça do Ferreira. O espetáculo fecha a abertura do Fotofestival, unindo-se ainda aos festejos pelos 60 anos do Cineteatro, que se integra ainda à programação do Ceará Natal de Luz.

Quem quiser conferir os detalhes da programação, é só clicar aqui.

Veja a cobertura da solenidade de lançamento:

Fotos: Alex Campelo