Um grupo de 17 artesãos, que trabalha tipologias diversas da identidade cearense, desenvolveu uma coleção especial, coordenada pelo Sebrae Ceará, e está com as peças à venda em uma loja temporária no RioMar Fortaleza. Batizada de Artesanias, a coleção é inspirada nos vitrais da Catedral Metropolitana de Fortaleza e do Theatro José de Alencar e ficará exposta no piso L2 do shopping até o dia 8 de dezembro. A inauguração do espaço e das peças da coleção aconteceu na noite da terça-feira (26).

Parte dos artesãos participantes no projeto – (Crédito: Alex Campêlo)

De acordo com Angelice Santos Custódio, presidente da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado do Ceará (Fecarce), além dos vitrais, outras temáticas cearenses também serviram de inspiração na hora da produção dos trabalhos, acompanhados por um designer. Entre as tipologias, o público pode encontrar arame, bordado, cerâmica, couro, crochê e madeira.

Conheça o espaço:

“Unimos os artesãos e decidimos falar sobre Fortaleza. A inspiração também veio dos cactos, dos cajueiros que o Ceará e Fortaleza sempre tiveram como forte. Também temas como o entardecer, que deram forma às luminárias de crochê. Fomos abordando vários temas e cada um utilizou isso de acordo com sua aptidão”, explica Angelice.

A publisher do site Márcia Travessoni ficou encantada com as peças expostas – (Crédito: Alex Campêlo)

A ação, que faz parte do Projeto Investe Turismo, parceria entre o Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Embratur, visa fortalecer a identidade da produção artesanal da capital cearense. A analista do Sebrae/CE, Evelyne Tabosa, ressalta essa importância: “Quando se fala no artesanato do Ceará vem logo à mente os trabalhos de outros municípios, mas Fortaleza tem uma produção artesanal relevante e nós quisemos destacar isso”.

Algumas das peças inspiradas nos vitrais – (Crédito: Alex Campêlo)
Todas as obras estão disponíveis para venda – (Crédito: Alex Campêlo)

Confira mais cliques por Alex Campêlo: