Foi inaugurado, na última segunda-feira (19), o Senac Reference. Novo modelo de escola do Sistema Fecomércio, a unidade chega com proposta inovadora em educação profissional. Além da formação básica, a unidade oferta cursos rápidos e workshops. Os principais segmentos são design, idiomas, moda, gastronomia, beleza e gestão de negócios.

Entre os que prestigiaram a inauguração, estavam o governador do Estado, Camilo Santana, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, o presidente da CDL, Assis Cavalcante, e o presidente eleito da Fiec, Ricardo Cavalcante.

“[Vamos] desenvolver polos que são tradicionais no Ceará e que precisam, cada vez mais, serem aperfeiçoados. É um espaço com tecnologia e inovação, para novos talentos, que vão além da formação tradicional. São vários espaços para a formação profissional, prioritariamente na área da gastronomia, moda, design e inovação tecnológica”, explica Luiz Gastão Bittencourt, presidente licenciado do Sistema Fecomércio-CE e atual vice-presidente administrativo da CNC.

>> Veja também: Luiz Gastão Bittencourt recebe Missa em Ação de Graças para celebrar aniversário

Biblioteca com acervo físico e virtual, modateca, Sala Google e cozinhas experimentais são alguns dos recursos oferecidos pelo Senac Reference. Outro atrativo da escola são os cursos em colaboração com instituições internacionais, a exemplo do IXL Center. A unidade recebeu o nome de Centro de Educação Profissional Luiz Gastão Bittencourt da Silva

Foto: Alex Campêlo

“Estamos inaugurando o Senac Reference Luiz Gastão Bittencourt da Silva, um reconhecimento pelo trabalho do nosso presidente. É um sonho que está sendo realizado. Ele plantou essa unidade e nós estamos aqui colhendo os frutos, trazendo não só para o Ceará, mas para o Brasil, um equipamento que faz a diferença, que vai trazer uma capacitação mais alinhada com o que o mercado necessita”, ressalta Maurício Filizola, atual presidente do Sistema Fecomércio-CE.

Inovação e disrupção

Para Rodrigo Leite, diretor regional Sesc e Senac Ceará, a inauguração reforça a posição do Senac de trazer para o Ceará as mais modernas tecnologias educacionais.

“O Senac Reference representa, para o Sistema Fecomércio e para o Senac, o que há de mais disruptivo e inovador na aprendizagem e educação profissional para o comércio de bens, serviços e turismo. Os profissionais de gastronomia, moda, beleza, gestão e idiomas que buscarem o Senac Reference vão encontrar os equipamentos mais modernos para a sua formação”, destaca.

Foto: Alex Campêlo

Estrutura

Desenvolvido pela Casa 2640, O projeto arquitetônico tem como inspiração modernos ambientes educacionais. Princípios como acessibilidade em todos os espaços e integração entre os segmentos norteiam o projeto. “O projeto do Senac Reference é todo integrado, bem dinâmico”, afirma Juliana Alencar, uma das arquitetas responsáveis.

Ao todo, o prédio conta com mais de 4.400m², distribuídos em quatro andares. São mais de 30 ambientes pedagógicos, como laboratórios de educação profissional. Duas empresas escolas também estão instaladas no prédio: um café e um restaurante. Estas empresas serão, ao mesmo tempo, espaço de atendimento ao público e de aprendizado para alunos da Gastronomia.

Confira os cliques de Alex Campêlo: