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Swiims faz sua estreia no DFB Festival trazendo o conceito ecofriendly para a passarela; confira entrevista com Lia Feijó e Luciana Alencar

19 maio 2019 | Galerias

Por Lucas Magno

A Swiims, de Lia Feijó e Luciana Alencar, fez sua estreia no DFB Festival na noite de sábado (18), e apresentou a primeira coleção infantil da semana de moda autoral. Na passarela, as crianças encantaram e emocionaram o público.

Logo após o desfile, batemos um papo com as duas sócias da marca de beachwear, que relembraram sua história, que iniciou há 7 anos, e falaram sobre a proposta de apostar em peças ecofriendly.

Queria que vocês falassem sobre a coleção apresentada hoje e o conceito ecofriendly.

Lia: Na verdade a gente pesquisou tecidos que tivessem pet na composição, que fossem de algodão orgânico, que a malha, na hora da confecção da indústria, usasse menos água. Já no processo produtivo, a gente tentou usar todos os restos do processo. Fizemos saquinhos para brinde, os menores pedaços a gente transformou em tags. Também nos preocupamos que a nossa tag tivesse o papel semente. A gente tentou fazer o mais ecofriendly possível, essa é a primeira coleção com esse conceito e pretendemos aprimorar cada vez mais. Além do método de produção, a gente também tá com ações sustentáveis de informação, através do nosso Instagram. Daqui uns dias iremos lançar, por exemplo, uma campanha de 21 dias sem plástico. Achamos que informação é muito importante nesse processo de se tornar sustentável e ecofriendly. A partir do momento que você compartilha informação, atinge um maior número de pessoas, elas vão entender mais e a gente vai transformar isso em uma onda cada vez maior.

Vocês deram algum à coleção, teve algum tema específico?

Lia: Aproveitamos o tema da sustentabilidade e fomos atrás de parceiros. Fomos atrás de ONGs e empresas que acreditávamos no trabalho e os conhecemos de perto. Fomos na Aquasis, que é uma ONG, e lá eles têm vários projetos. Um deles é o Brigada da Natureza [voltado para crianças e adolescentes em situação de risco da região de Iparana], que trouxemos para se apresentar antes do desfile. Tem o Manatí, que contribui para preservar o peixe-boi, por isso a gente fez um estampa do mamífero marinho. A coleção começa como se a gente tivesse no fundo do mar, aquele verde, coral, e que de repente tá cheio de plástico. Quando o banhista entra no mar, ele se depara com um monte de plástico. Aí, logo em seguida, fazemos uma crítica ao consumo, com uma estampa que é cheia de tampinhas de garrafa, para mostrar o quanto a gente tá consumindo. A terceira estampa é como se a gente tivesse dando um respiro a isso, mostrando que têm pessoas que estão apostando na reciclagem. Na homenagem aos peixes-bois, mostramos que já que nós temos esperança eles também deve ter. A última parte traz uma reflexão que se a gente continuar assim, dando reuso ao que a gente já tem e não produzindo mais lixo, vamos conseguir de novo um mundo bem colorido, feliz e animado.

Luciana, você me falou que já trabalhou no DFB, e hoje faz sua estreia com a Swiims. Fala sobre isso!

Luciana: Em 2007, eu comecei como estagiária do Cláudio [Silveira], na equipe de produção, dentro do escritório mesmo, antes do evento. No evento, eu trabalhei em sala de desfile, coordenando os recepcionistas. Acompanhei todo o processo de como a semana de moda fica em pé. Realmente é incrível, porque não é uma equipe grande, mas o que faz o evento acontecer são as pessoas extremamente competentes, que têm uma garra do caramba. Cláudio tem uma fidelidade com essa equipe dele, até hoje eu vejo aqui todo mundo. É muito massa, meu coração bate forte pelo DFB. A gente tá aqui porque o desfile é conceitual, o Cláudio não gosta de trazer algo que não tenha a ver com esse contexto que é o apelo do DFB. Quando ele viu que a gente tinha uma história por trás dessa coleção, ele apostou e nos convidou. E em duas semanas montamos esse desfile, tentando criar um espetáculo. A gente conseguiu trazer isso de uma forma bacana, as pessoas entenderam, gostaram. Quisemos trazer uma educação ambiental e social, mostrando isso para as nossas crianças que desfilaram, que a maioria são nossas clientes, trazendo inclusão, diversidade… Isso tem muito a ver com o DNA da Swiims. Assim como eu sou apaixonada por esse evento, sou apaixonada por essa marca, que eu entrei como sócia há pouco tempo.

Confira como foi o desfile:
Fotos: Géssika Ricarte

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