A Universidade de Fortaleza (Unifor) inaugurou nesta terça-feira (20) a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel. O espaço a produções no formato de cordel é uma expansão da Biblioteca Central da instituição. O evento de inauguração aconteceu no auditório da biblioteca.

O evento faz parte da programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará e contou com a presença de Lenise Queiroz Rocha e Manoela Queiroz Bacelar, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Fundação Edson Queiroz, Edson Queiroz Neto, Chanceler da Unifor, Fátima Veras, reitora da universidade, e Randal Pompeu, Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor.

A Cordelteca recebeu o nome de Maria das Neves Baptista Pimentel, primeira mulher a publicar um folheto de cordel, em 1938. O lançamento contou com rodas de leitura, discussões sobre o cordel e exposições de folhetos. 

A Unifor é a primeira a inaugurar uma Cordelteca em Fortaleza. O acervo possui mais de dois mil títulos e uma das ideias do projeto é realizar a digitalização desses folhetos, para conservar e também facilitar a viabilização das obras. 

Serviço:

Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel

  • Visitação: De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h55. Aos sábados, das 7h30 às 16h25.
  • Local: Unifor – Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz

Confira as fotos da solenidade de inauguração da Cordelteca, por Alex Campêlo: