A arte só tem seu propósito alcançado quando chega aos mais variados públicos. O entendimento artístico democrático é primordial para a sustentação dos movimentos culturais. E a internet é uma aliada fundamental nesse processo de abrangência. O Metropolitan Museum, de NY, mais conhecido como MET, é a prova desses novos tempos, e essa semana disponibilizou mais de 400 mil imagens de obras do seu grandioso acervo para download gratuito em seu site oficial, e detalhe, em altíssima qualidade. Ou seja, é possível ver quadros, como os de Edouard Monet, em detalhes minuciosos. Um prato cheio para os amantes do segmento.

Ambientes virtuais, sites, blogs, redes sociais e aplicativos de celular estão se tornando escolhas certeiras para quem trabalha ou apenas admira as artes em geral. Pensando nesse caminho tecnológico, convidamos três personas para indicar seus lugares digitais preferidos para buscar inspiração, se atualizar das novidades e usar como referência diária.

Cadeh Juaçaba é design por formação e artista por vocação. Utiliza o meio virtual para agregar ainda mais força ao seu trabalho visual. Ele indica o Artsy.net como espaço de ampliação do conhecimento e de atualização estética. “Um site que é alimentado por galerias do mundo inteiro, principalmente as de mercado primário, de artistas jovens. Então nele tem como você sentir como é a produção desses nomes contemporâneos. Na época das feiras, eles também colocam disponíveis imagens dos trabalhos dos stands”, comenta.

Artsy

Artsy.net

Um dos sites mais completos sobre o assunto na internet

Outra dica de Cadeh, é o aplicativo Magnus, conhecido como o Shazam das artes, e que com praticidade encontra-se obras importantes. “É ótimo pra quando se está viajando, vendo alguma exposição, porque ele permite que você fotografe a imagem e o aplicativo te dá as informações de quem é o artista. Ele faz um processo de reconhecimento através da fotografia”.

Magnus

O aplicativo proporciona o conhecimento em qualquer lugar, a qualquer hora

É só sacar o celular, apontar para a obra e o resto o aplicativo resolve

Já arquiteta Milena Holanda, além de ser uma assídua usuária do Instagram, seguindo perfis direcionados a design e a décor, também utiliza o site de compartilhamento de fotos Pinterest como ferramenta no cotidiano. “É onde eu busco mais inspiração. O que eu acho muito legal do Pinterest é que ele linka as minhas buscas. A partir dessa referência que eu procuro, ele me dá uma infinidade de projetos ousados, imagens e cliques. Busco por lá não só arquitetura, mas também moda, que eu gosto bastante”, revela.

Pinterest

Resultados ilimitados com uma única busca no Pinterest

Victor Perlingeiro trabalha gerenciando os projetos e as vendas da Galeria Multiarte, uma das mais respeitadas que temos no Ceará, então é necessária uma atualização artística frequente no seu repertório. Assim como Cadeh, o Artsy.net faz parte do seu vocabulário digital, mas ele também sugere os brasileiros Select.art.br e o DASartes.com como fonte de pesquisa. “Eles funcionam como revistas, com reportagens mais embasadas e, às vezes, com notícias do que está acontecendo no mundo das artes. O foco deles é mostrar o universo brasileiro, com agenda cultural e matérias sobre exposições, profissionais, curadores. Além de tudo, existe um prêmio para incentivar artistas novos. São duas importantes referências de informação do cenário nacional das artes plásticas”, finaliza.

Select Art

Leitura essencial para o dia a dia

DASartes

Interatividade e funcionalidade

http://dasartes.com/

LEIA TAMBÉM: Da Terra Brasilis à Aldeia Global: um tour pela expo comemorativa da Unifor