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Além do ‘vestível’: marcas de luxo investem na experiência e no lifestyle

9 jul 2024 | Lifestyle

Por Mika Nascimento

Essas ações de investir em ambientes que promovem experiências
aproximam os consumidores e expandem o universo da marca
Ralph’s Coffee da Ralph Lauren (Foto: Reprodução/Instagram)

O universo das marcas de luxo está muito relacionado com o uso de roupas e acessórios de grife. Entretanto, marcas tradicionais como Dior, Louis Vuitton e Gucci estão expandindo seus territórios ao investirem em estabelecimentos gastronômicos, como café e restaurantes.

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Mas por que grifes de luxo estão abrindo estabelecimentos como estes? Para expandir seu ecossistema e interagir de uma nova maneira com seus consumidores ao promover uma nova experiência relacionada a sua marca. A questão do consumo é algo que sempre muda de acordo com o tempo já que os consumidores também se diversificam e mudam seus hábitos. Esse investimento das marcas nada mais é do que uma forma de atualização de acordo com as tendências do mercado.

A Geração Z está conquistando o seu poder de compra e eles são os próximos consumidores que as marcas irão encontrar e terão que satisfazer. Os hábitos dessa geração já são diferentes das anteriores e um exemplo disso é a valorização da experiência onde o ‘fazer’ é mais importante que o ‘ter’. Essa é apenas uma característica desses novos consumidores que é diferente e ainda sim já é algo que deve ser considerado se uma marca pretende manter ou conquistar um posição favorável no mercado.

Alguns exemplos de marcas que fizeram esse movimento de terem ambientes além das lojas de produtos são:

Gucci Osteria da Gucci (Foto: Reprodução/Instagram)

Essa maneira de experienciar o luxo realizada pelas marcas pode ser feita também de maneira sazonal, como em pop-ups temporários em locais estratégicos. Um bom exemplo será a ação da Dior que acontecerá na mesma época que os Jogos Olímpicos em Paris. A marca vai promover, entre os dias 30 de julho e 11 de agosto, o Dior Spa Cruise, um spa de luxo flutuante no rio Sena.

Além de promover essa nova maneira de interação entre marcas e clientes, esse tipo de ação também serve para atrair exposição nas redes sociais. Esses locais carregam a identidade e replicam a estética da marca e, ao oferecerem locais memoráveis para seu público, ganham em troca a divulgação não intencional e espontânea.

Outro ponto a favor de promover experiências para o seu público é que dessa maneira os consumidores interagem com a marca por mais tempo do que apenas comprando produtos e isso estimula o envolvimento emocional que as marcas desejam que os clientes tenham.

Sendo assim, a extensão da experiência de marca indo além da mera exposição e venda de produtos se apresenta como uma ótima estratégia para conseguir o envolvimento do público e promover o sentimento de pertencimento de um estilo de vida.

Vivienne Westwood Café (Foto: Reprodução/Instagram)

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