A 20a edição da Unifor Plástica, com o tema “Simultaneidades – A Arte com a Palavra”, receberá a curadoria da professora Denise Mattar. A mostra, com iniciativa da Fundação Edson Queiroz, que já se consagrou no calendário cultural da Cidade, será realizada entre 8 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020. Visando fortalecer a arte contemporânea e apresentar novos artistas, além de abrir espaço aos veteranos, irá abrigar apenas produções cearenses. Serão 25 artistas, além de uma sala especial de Francisco de Almeida. 

Segundo a curadora a exposição trará uma mescla de obras. Ela ressalta a difícil fase de escolha, já que muitos projetos foram recebidos. “A exposição tem várias obras inéditas, outras já produzidas anteriormente, uma mescla das duas coisas em alguns artistas e também adaptações de formato para a mostra. Não creio que o ineditismo seja algo importante nessa proposta pois alguns trabalhos já nasceram perfeitos para a exposição. Há artistas que haviam produzido trabalhos em pequeno formato e que agora serão apresentados em um formato maior, mas apenas porque esse já era um desejo dos artistas”, explica Denise. Na sala especial de Francisco de Almeida, artista que usa a técnica da xilogravura, muitos trabalhos serão apresentados em diferentes formatos, inclusive inéditos. 

Reverenciado, Francisco de Almeida terá uma sala com suas obras – Foto: Marília Camelo

>> Veja mais: XIX Unifor Plástica presta homenagem a Sérvulo Esmeraldo

Ainda segundo Denise, será uma mostra poética, que não deixará de discutir assuntos da atualidade como a inserção da mulher na sociedade, a presença indígena, a especulação imobiliária e temas como a dor, o amor, a perda, o isolamento e a religiosidade.

Selecionados

Entre os artistas selecionados para o Unifor Plástica estão Andrea Dall’Olio, Fernando Catatau, Julia Debasse, Maíra Ortins, Mário Sanders e Totonho Laprovitera.  Confira a lista:

Ana Cristina Mendes – instalação
Andrea Dall’Olio – pintura
Azuhli – pintura
Célio Celestino – colagem
Diego de Santos – instalação e vídeo
Fernando Catatau – pirogravura
Haroldo Sabóia – vídeo
Henrique Viudez – pintura
Herbert Rolim – pintura
Iago Barreto – fotografia
José Guedes – pintura
Julia Debasse – pintura
Leo Ferreira – desenho
Lia de Paula – instalação
Maíra Ortins – vídeo
Marco Aurélio Ribeiro – colagem
Marilia Oliveira – objeto
Mário Sanders – pintura e bordado
Nil Roque – pintura tridimensional
Nivardo Victoriano – fotografia
Raísa Christina – interação com alunos Unifor e pintura
Stenio Burgos – pintura
Totonho Laprovitera – pintura
Virginia Pinho – instalação